Topo

Zico diz que Luxemburgo não foi amigo e explica polêmicas da época de dirigente do Fla

Zico explicou sua polêmica como coordenador do Flamengo - AFP
Zico explicou sua polêmica como coordenador do Flamengo Imagem: AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/10/2011 22h19

O ex-jogador Zico resolveu falar pela primeira vez após se envolver em uma polêmica com Vanderlei Luxemburgo. Em setembro, o Galinho disse que não torceria mais pelo clube rubro-negro, em virtude de divergências políticas, enquanto o treinador classificou o comentário como “inoportuno”, pois poderia prejudicar a campanha do time no Campeonato Brasileiro.

“Como amigo [Luxemburgo], se meteu numa coisa que não tem que se meter. Pelos laços de amizade, que achei que tinha, por ser um ex-companheiro, um compadre. Não teria que se meter em nada, pelo respeito que a gente tinha um pelo outro. A atitude dele agora não foi de amigo. Não era problema dele. Problema meu, ninguém deveria dizer se eu tenho hora para falar do Flamengo. Eu falo quando eu quiser. Sou ex-jogador, sou sócio, sou torcedor”, desabafou Zico, durante participação no programa Kajuru Pergunta.

Além de desabafar contra Luxemburgo, Zico também não poupou a atual presidente do clube, Patricia Amorim. O ex-jogador mostrou mágoa pela polêmica que se envolveu no período em que foi dirigente e disse não confiar mais na atual mandatária do clube rubro-negro.

“As pessoas passam e a gente não entende como pessoas que nunca fizeram nada pelo clube estejam em cargos importantes, o currículo não diz nada. Acabam atrapalhando a própria imagem do clube. A instituição acaba pagando por isso”, disse Zico.

“O que eu mais estranhei foi ela não permitir que eu fosse ao Conselho explicar que não levei cara do CFZ para a base. Ela disse que era desnecessário. As coisas que chegaram a mim eu respondi todas. É o que deixou mais chateado foi não poder responder isso. Aí foi outra pessoa”, completou.

No segundo semestre do ano passado, conselheiros levantaram dúvidas em torno da parceria entre o Flamengo e o CFZ, clube de Zico, em torno das categorias de base. As suspeitas eram de que o ex-jogador teria facilitado a ação de um dos seus filhos, que é agente de futebol, a lucrar com a venda de atletas.