Topo

Federação Paulista se articula com governo e prefeitura para trazer Copa das Confederações

Projeto do Morumbi para a Copa; Confederações ainda é uma possibilidade - Divulgação
Projeto do Morumbi para a Copa; Confederações ainda é uma possibilidade Imagem: Divulgação

Vinícius Segalla

Em São Paulo

01/11/2011 15h27

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, disse nesta terça-feira que conversou com o governador Geraldo Alckmin e com o prefeito da capital, Gilberto Kassab, para que a cidade e o Estado se mobilizem para que São Paulo participe da Copa das Confederações, em junho de 2013. 

O evento é o principal teste por que passa um país que vai receber a Copa do Mundo. Em São Paulo, o Itaquerão, estádio do Corinthians que está sendo construído na zona Leste da cidade para ser usado na Copa, não estará pronto a tempo para o torneio das Confederações, Por isso, a capital paulista acabou ficando de fora da lista das cidades confirmadas pela Fifa para receber o torneio.

Apesar disso, duas sedes da competição ainda não foram definidas. A articulação de Del Nero é para que se utilize o Morumbi na Copa das Confederações. "Tive conversas com o governador Geraldo Alckmin e com o prefeito Gilberto Kassab e concordamos que ainda é possível lutar pelo direito de ser uma das sedes da Copa das Confederações. Acredito que o Morumbi teria total condições para isso em 2013", disse o cartola paulista, que é conselheiro do Palmeiras.

Segundo ele, além do estádio, o principal argumento para sensibilizar a Fifa sobre a capacidade de São Paulo em receber o torneio de 2013 "é apresentar a melhor rede hoteleira, a melhor rede hospitalar e um desafogamento do trânsito até a data do evento. Este é um pleito que tem que sair do governo de São Paulo, e lastreado por essas condições", disse el Nero, durante evento de lançamento da bola que será utilizada no Campeonato Paulista de 2012.

Sobre a competição local, a Federação Paulista de Futebol confirmou que, na Série A-2, haverá punição com perda de pontos na tabela para os clubes que atrasarem salários de jogadores. Já para a divisão principal, a decisão sobre o tema sairá de uma reunião entre os clubes participantes marcada para o próximo dia 7. "Mas a tendência é que seja estabelecida regra semelhante. Os clubes já sinalizaram serem favoráveis à ideia", afirmou o cartola.

O Campeonato Paulista de 2012 irá de janeiro a maio, e o regulamento será o mesmo do torneio deste ano.