Topo

Projeto de internacionalização faz Neymar quebrar tabu e ser o mais jovem entre os 23

Neymar conta com o auxílio de um poderoso empresário estrangeiro há 15 meses - Robson Ventura/Folhapress
Neymar conta com o auxílio de um poderoso empresário estrangeiro há 15 meses Imagem: Robson Ventura/Folhapress

João Henrique Marques

Em Santos (SP)

02/11/2011 07h00

Neymar conseguiu algo inédito. Foi o primeiro jogador atuando toda a temporada no Brasil a ser indicado para a lista dos 23 melhores do Mundo pela Fifa. A eleição aconteceu graças ao bom rendimento e um plano de internacionalização que começou ainda em agosto de 2010, quando decidiu ficar no Santos, rejeitando uma oferta milionária do Chelsea-ING.

Há 15 meses, Neymar tem como representante na Europa o israelense Pini Zahavi, empresário de grande influência no exterior, parceiro de Kia Joorabchian, com entrada nos principais clubes do Velho Mundo. O trabalho do agente é o de fortalecer a imagem do craque santista, criando especulações de mercado e valorizando os passos do jovem no Brasil.

OS 5 CANDIDATOS MAIS NOVOS

JogadorClubeIdade
NeymarSantos19
Thomas MüllerBayern de Munique (ALE)22
Karim BenzemaReal Madrid (ESP)23
Mesut ÖzilReal Madrid (ESP)23
Sergio AgüeroManchester City (ING)23

O primeiro resultado foi colhido logo, com a indicação de Neymar pela Fifa na temporada passada ao gol mais bonito de 2010. Neste ano, o jovem conseguiu acrescentar ao currículo o título da Libertadores, e passou a caminhar sozinho, com a certeza de que o plano de internacionalização já havia vingado.

Neymar já recebe constantes convites para eventos no exterior e tem, por exemplo, o mesmo status de Messi nas chamadas da Fifa para o Mundial de Clubes no Japão.

A entidade máxima do futebol mundial deixou o camisa 11 santista na lista dos 23, sendo ele, disparado, o mais jovem de todos. (Ver quadro acima).

O planejamento santista de carreira para Neymar está sendo executado com maestria. Só que o passo seguinte, o de fazer o craque um dos cinco melhores jogadores do Mundo ainda atuando no país parece ser inatingível. O staff de Neymar, encabeçado internacionalmente por Pini Zahavi, só acredita que isso aconteça com uma transferência para o futebol europeu.

“O Neymar já está entre os 3 melhores do Mundo faz tempo. Não é na Europa que ele precisa provar isso”, rebate o presidente santista Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, que segue discurso de permanência do jovem no clube por um bom tempo.