Topo

Aniversário de vitória histórica sobre o Botafogo rende até nota oficial do Fla

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

08/11/2011 16h47

Em 1972, o Botafogo aplicava uma goleada de 6 a 0 sobre o Flamengo, que viraria motivo da provocação alvinegra por quase dez anos. Isso porque, em 8 de novembro de 1981, a equipe rubro-negra devolveu na mesma moeda o placar que era até então lembrado pelos alvinegros. Hoje, no aniversário de 30 anos deste último resultado, o site oficial do clube da Gávea fez questão de relembrar da histórica vitória, presenteando cada um dos presentes neste clássico com um DVD do jogo.

O autor do presente é Mauro Chaves, diretor do Museu do Flamengo, que lembrou do resultado histórico em partida válida pelo Campeonato Carioca daquele ano. Nos meses seguintes, o clube da Gávea conquistaria um título de campeão mundial após uma vitória de 3 a 0 sobre o Liverpool (ING). Confira a carta do funcionário rubro-negro. Esta mensagem foi enviada para todos os participantes da partida, juntamente com o DVD do duelo.

Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2011

É com grande satisfação que recordamos a inesquecível vitória do Flamengo, por 6 x 0, sobre o Botafogo, no chamado "jogo da vingança", ocorrido há 30 anos, em 08 de novembro de 1981, válido pelo 3º turno do Campeonato Estadual, conquistado pelo "Mais Querido".

Essa incrível vitória rubro-negra forçou a torcida adversária a retirar uma faixa provocativa, referente à então insuperável vitória alvinegra, ocorrida em 1972.

A partida, válida pelo Campeonato Estadual, integra a grande e vitoriosa saga de 81: Taça Guanabara (12/07); Flamengo 2 x 0 Boca Juniors (despedida de Carpegiani e desafio Zico x Maradona, em 15/09); Libertadores  (23/11), Estadual (06/12) e Mundial (13/12).

Todos esses feitos ficarão marcados para sempre, nos corações e mentes da Nação Rubro-Negra!

Obrigado!

Mauro Chaves
Diretor do Museu do Flamengo


A lembrança pode até mesmo atiçar a rivalidade entre Flamengo e Botafogo nesta reta final de Campeonato Brasileiro. As duas equipes seguem na briga pelo título e estão próximos na classificação. O Alvinegro é o quarto colocado, com 55 pontos, mesmo número de pontos que o Rubro-Negro, que vem logo atrás na tabela, perdendo apenas pelo número de vitórias, primeiro critério de desempate (16 a 14).