Topo

Renovação de Neymar é destaque na Espanha, e internautas criticam imprensa local

Página do jornal Marca informa a renovação contratual de Neymar com o Santos - Reprodução
Página do jornal Marca informa a renovação contratual de Neymar com o Santos Imagem: Reprodução

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/11/2011 16h44

A versão online dos jornais espanhóis Marca, El Mundo Deportivo e AS noticiou com grande destaque o anúncio do Santos sobre a permanência de Neymar no clube alvinegro. Os diários, que rotineiramente detalhavam negociações de Real Madrid e Barcelona com a agremiação brasileira para contratar o atacante, usaram exclamações em suas manchetes e até a palavra “surpresa”.

“Santos anuncia de surpresa a renovação de Neymar até 2014”, estampa o Marca, tradicional tabloide esportivo da cidade de Madri. Em nota destacada em sua página, o jornal usa uma foto do santista assinando documentos e lembra que a renovação foi fruto de uma parceria entre Santos e Banco do Brasil, informação que o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro negou durante entrevista coletiva.

  • Reprodução

    Reprodução do site El Mundo Deportivo com a notícia sobre a permanência de Neymar no Santos

O El Mundo Deportivo fez um texto mais completo, ressaltando as constantes investidas de Real Madrid e Barcelona sobre o atacante e destacando, entre outras frases, uma declaração emblemática de Neymar na coletiva concedida nesta quarta-feira no CT Rei Pelé. “Não busco ser o melhor do mundo, busco ser o melhor do melhor torneio do mundo [Campeonato Brasileiro]”, disse o camisa 11.

Chamaram a atenção os comentários dos internautas feitos dentro das notas dos dois jornais. Diversos leitores questionaram o El Mundo Deportivo e, principalmente, o Marca por terem anunciado, diversas vezes, que os clubes espanhóis já estariam acertados com Neymar e que até já teriam pagado parcelas pela contratação do jogador.

“Gostaria de saber o que passa na cabeça dos redatores do Marca ao colocar essa notícia. Deve ser tão vergonhoso e frustrante depois de tudo que inventaram”, escreveu um internauta do diário madrileno.

Marca, As, Punto Pelota [programa televisivo] e outros comentaram que ele estava contratado. Tinham até o contrato assinado e o que iam pagar a ele. Mentem mais do que o debate entre [Mariano] Rajoy e [Alfredo] Rubalcaba”, disse um leitor do El Mundo Deportivo, referindo-se a dois políticos locais.

Outros jornais europeus como o italiano Gazzetta Dello Sport e o português A Bola também noticiaram a permanência de Neymar no Santos, mas sem tanto destaque. Igualmente, o site da Fifa estampa uma foto do jogador em sua página principal.