Topo

Jornal espanhol destaca "Barcelusa" e enaltece campanha da Portuguesa

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/11/2011 12h11

Barcelusa. O apelidou ganhou o Brasil, e agora alcançou o país em que se encontra o time responsável por esta simpática comparação. Exemplo disso é a reportagem publicada pelo jornal espanhol Marca nesta sexta-feira, na qual a Portuguesa, sua brilhante campanha na Série B e as ‘semelhanças’ entre as duas equipes são destacadas.

“O recente campeão da Série B tem sido apelidado de Barcelusa graças aos 73 gols marcados em 35 jogos e à série invicta de 19 partidas, além das inúmeras goleadas aplicadas nos rivais ao longo do torneio”, diz a reportagem, que ainda ressalta que a Portuguesa voltou a se destacar no cenário brasileiro justamente pelo estilo de jogo semelhante ao do Barcelona.

A matéria também brinca com os apelidos dados aos jogadores da Portuguesa, todos em alusão aos craques do time catalão. “O meia da equipe, que comanda o jogo, passou de Marco Antônio para Xavi Antônio. O goleador do time, Edno, se parece mais com Messi e ganhou o apelido de Lionedno Messi. E o baixinho Ananias responde pelo apelido de Ananiesta”.

A reportagem lembra ainda que, para ficar ainda mais perto do Barcelona, muitos torcedores da Portuguesa passaram a vestir uma camisa listrada em vermelho e verde com o neologismo “Barcelusa” embaixo do escudo da equipe lusitana. A camisa virou ‘febre’ especialmente no jogo da última terça-feira, quando a Portuguesa confirmou o título da competição ao empatar com o Sport no Canindé.

No último parágrafo da matéria, o jornalista espanhol aproveita para exaltar o futebol espanhol, o colocando acima do brasileiro na atualidade. “Desta forma, a época em que o ‘combinado brasileiro’ representava o futebol bonito ficou para trás, e agora são Messi, Xavi, Iniesta, Piqué e Villa que se tornaram padrão de futebol alegre e vistoso”.