Topo

Revelação ex-Santos, Jean Chera agenda exames médicos para assinar contrato com o Flamengo

O jovem meia Jean Chera está próximo de ser anunciado como novo reforço do Fla - Arquivo Pessoal/Jean Chera
O jovem meia Jean Chera está próximo de ser anunciado como novo reforço do Fla Imagem: Arquivo Pessoal/Jean Chera

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

16/11/2011 15h15

O Flamengo está acertando a contratação da revelação Jean Chera, de 16 anos, ex-Santos, e que rescindiu recentemente o contrato com o Genoa-ITA. O UOL Esporte apurou que o jogador realiza exames médicos até a próxima sexta-feira para assinar contrato inicial de três anos com o Rubro-Negro. A diretoria do clube e Celso Chera, pai do atleta, estão finalizando os últimos detalhes do negócio. A princípio, o meia chega para comandar a equipe juvenil.

Antes de se aproximar do clube carioca, Jean Chera foi oferecido a times de São Paulo e do Rio de Janeiro. O Flamengo se interessou de maneira mais objetiva e iniciou as tratativas. A ideia de apostar no jogador faz parte do projeto de valorização das categorias de base. A tendência é a de que os jovens sejam ainda mais aproveitados em 2012.

Jean Chera deixou o Santos em março deste ano após desentendimentos com a diretoria alvinegra. Tido como o jogador mais valioso da base santista pós-Neymar, o jovem já treinava com a equipe juvenil (sub-17) desde o ano passado mesmo com 15 anos. Ele ganhava o maior salário da categoria, cerca de R$ 30 mil.

QUEM É JEAN CHERA?

Nome: Jean Carlos Chera

Nascimento: 12/05/1995, em Vera (MT)
Posição: Meio-campistaClubes que atuou: Adap e Santos

O acerto com o Genoa-ITA ocorreu em maio. A ideia da família era fazer uma ponte para clubes de maior expressão na Europa. Para defender a equipe italiana, Jean Chera receberia 400 mil euros. Após o vínculo de três anos, o jogador ainda teria acertada a prorrogação automática por mais dois anos.

No entanto, o processo de adaptação não ocorreu conforme o esperado, além de existir no contrato uma cláusula que admitia a rescisão em caso de o passaporte comunitário não ficar pronto. Por a Fifa proibir a transferência de atletas estrangeiros com menos de 18 anos, o Genoa chegou a empregar os pais de Chera. Na teoria, o jovem havia seguido para a Itália apenas para acompanhá-los. O jogador e a família aguardam no Brasil o fim da negociação com o Flamengo.