Topo

Jornalistas esportivos se lançam no "stand up" usando causos do futebol

Jorge Kajuru e Flavio Prado levam causos do futebol ao teatro em espetáculos diferentes - Fernando Rabelo/UOL e Debora Gomes/TV GAZETA/Divulgação
Jorge Kajuru e Flavio Prado levam causos do futebol ao teatro em espetáculos diferentes Imagem: Fernando Rabelo/UOL e Debora Gomes/TV GAZETA/Divulgação

Bruno Freitas

Em São Paulo

17/11/2011 06h00

Nomes experientes do microfone esportivo de rádio e TV começam a despertar para o potencial dos espetáculos stand up, que experimenta momento de febre no país, com espaço receptivo a novas ideias. Neste cenário, Flavio Prado e Jorge Kajuru puxam a fila na missão de levar para os palcos de teatro a bagagem de anos na cobertura do futebol.

O stand up é um modelo de apresentação individual, geralmente com viés cômico, numa espécie de monólogo reflexivo, sem recursos cênicos. Comandante do tradicional 'Mesa Redonda' da TV Gazeta, em São Paulo, Flavio Prado estreia o seu espetáculo neste sábado, sem o rótulo de humor e com foco no que o jornalista testemunhou no universo do futebol. A atração foi batizada de 'Flavio Prado celebra os Deuses do Mundo da Bola'.

  • Eduardo Knapp/Folha Imagem

    Assistente de arbitragem Ana Paula Oliveira participa do show de Flavio Prado em SP

  • Jefferson Coppola/Folha Imagem

    Veterano diretor de TV e teatro Nilton Travesso dirige espetáculo do jornalista Flavio Prado

"Eu não sou ator, não tenho capacidade de atuar, não sou um Rafinha Bastos. Sou um jornalista, que vou contar histórias. Tudo com um fundo teatral, dirigido por um gênio como Nilton Travesso", afirma Flavio Prado, em menção ao veterano diretor, um dos pioneiros da transmissão esportiva na TV.

"Vou contar muito da minha vivência com grandes estrelas do futebol, como Pelé, Zico, o relacionamento com Rivellino, Ademir da Guia. Vai ter alguma coisinha de música. Vamos ter também uma homenagem especial ao Jorge Mendonça, um exemplo do jogador que não consegue aproveitar o seu auge, usando uma música do Benito de Paula, o 'Tributo a um Rei Esquecido'", acrescenta o jornalista.

A noite de Flavio Prado no teatro foi marcada propositalmente para o dia 19 de novembro, mesma data do milésimo gol de Pelé, inicialmente em apresentação única, no Café Paon, bairro de Moema. O espetáculo contará com participações especiais, como da assistente de arbitragem Ana Paula Oliveira, que contará sua experiência de mulher nos campos, e da cantora Rita Graziella, filha do jornalista.

Colega de Flavio no ‘Mesa Redonda’ e na rádio Jovem Pan, o repórter Wanderley Nogueira dará o tom de humor do espetáculo, ao subir no palco para contar o episódio em que tomou um trem errado na Coreia do Sul durante a Copa de 2002, com todos seus desdobramentos divertidos.

A ideia do espetáculo nasceu inspirada no argentino Alejandro Apo, que levou seu carisma de jornalista esportivo para o teatro de seu país. No caso de Flavio Prado, conta a experiência no comando do programa de rádio 'No Mundo da Bola', em que usa música e cultura em geral para tratar de futebol de vários países. O brasileiro também aproveita no show o quadro que desenvolveu para a internet, em que improvisa uma conversa telefônica, hipotética e provocativa, com algum personagem do futebol.

"O Nilton Travesso trouxe a coisa para a vida. Até escrevi alguns textos, mas ele achou que funcionaria melhor no improviso. Claro que existe uma ordem a ser seguida, mas ele trouxe disciplina a esse improviso, que conta com acompanhamento de vídeos no telão e de música", explica.

Hoje na TV Esporte Interativo, o popular comentarista Jorge Kajuru também se arriscou recentemente nos palcos do Rio de Janeiro. Neste ano, o jornalista foi incentivado a montar o seu show de teatro depois de contar ao humorista Sergio Malandro alguns causos divertidos de sua vivência no futebol.

No show, o jornalista apresenta a vibração oratória característica de seu 'Kajuru Sob Controle', programa no Esporte Interativo em que geralmente encara missões de comentar algum tema proposto em um intervalo de tempo cronometrado.

Também no Rio de Janeiro, outro jornalista já se arriscou no stand up. Trata-se de Lucas Gutierrez, um dos apresentadores do 'Tá na Área', do Sportv. Inclusive, o programa já exibiu certa vez um trecho da apresentação de seu anfitrião no teatro.