Topo

Árbitro Sálvio Spinola anuncia sua aposentadoria no fim da temporada

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/11/2011 15h28

O árbitro Sálvio Spinola confirmou, neste domingo, que vai se aposentar no fim desta temporada. Aos 42 anos, ele perderia o escudo da Fifa no ano que vem e, diante disso, decidiu pendurar o apito definitivamente após o atual Campeonato Brasileiro.

“A decisão por encerrar a carreira foi em conjunto com a minha família, por entendermos que já atingi os objetivos possíveis, representando a arbitragem brasileira em vários jogos e competições internacionais”, disse Sálvio, por meio de uma nota oficial divulgada pela sua assessoria de imprensa.

A idade-limite para um árbitro é 45 anos. Aos 43, no entanto, o juiz paulista teria de abandonar o escudo Fifa e, consequentemente, as competições internacionais. Por isso, Sálvio decidiu antecipar sua aposentadoria mesmo com uma proposta da Comissão de Arbitragem da CBF para que ele seguisse no cenário nacional até 2013.

Os boatos sobre a sua possível aposentadoria surgiram no último sábado. Segundo o repórter Wanderley Nogueira, da rádio Jovem Pan, Sálvio teria comunicado a decisão aos seus colegas após arbitrar a partida entre Colômbia e Argentina, pelas eliminatórias da Copa de 2014.

Sálvio estaria motivado pela sua insatisfação com supostos pedidos da comissão de arbitragem e revelaria bastidores dos casos em questão. O árbitro, no entanto, negou tudo.

“Sempre tive uma conversa franca e leal com a Comissão de Arbitragem sobre os rumos da minha carreira. Esclareço também que não é verdade que eu tenha recebido qualquer tipo de pedido por parte da Comissão. Nunca tive conversas neste nível, somente a exigência do cumprimento das regras”, completou.