Topo

CBF troca técnico da seleção feminina, mas ignora antigo treinador no anúncio

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/11/2011 09h51

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira, que Jorge Barcellos será o novo treinador da seleção feminina adulta. A nota no site da entidade que oficializou a mudança, no entanto, sequer informa a demissão do técnico Kleiton Lima, que comandou a equipe de 2008 até agora.

“Jorge Barcellos está de volta à seleção brasileira feminina. O técnico assumiu a seleção principal em 2006. Antes disso, já tinha trabalhado para a seleção sub-20 no Sul-Americano na Argentina e no Mundial na Rússia. E agora volta para as Olimpíadas de Londres, em 2012”, diz o comunicado da CBF.

Kleiton Lima deu entrevistas como técnico da seleção pelo menos até o início deste mês, quando começaram a surgir os boatos de uma possível mudança. Sua demissão e nem sequer seu nome, no entanto, foram mencionados em nenhum momento no site da CBF.

A reportagem tentou entrar em contato com Kleiton Lima, que não atendeu às ligações. Em sua passagem, o treinador viu suas comandadas fracassarem na disputa do Mundial, em julho deste ano na Alemanha, diante dos Estados Unidos. No Pan de Guadalajara, em outubro, um novo fracasso. Sem Marta e Cristiane, a seleção foi até a final e perdeu nos pênaltis para o Canadá. 

"Quero agradecer a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol pela oportunidade e desejar sucesso a todos na sequência. Continuo sendo um profissional que sonha em ver o futebol feminino brasileiro alcançar o topo do mundo", disse Kleiton em um comunicado divulgado por sua assessoria de imprensa, no qual celebra sua passagem pela seleção. 

Agora, Jorge Barcellos tem a missão de mudar a história recente da equipe, que é reconhecida pelo jogo bonito mas não consegue converter isso em títulos de peso. Seu primeiro desafio será o Torneio Internacional Cidade de São Paulo, que encerra os trabalhos da equipe nacional em 2011.

"O Torneio será a nossa primeira etapa de preparação para as Olimpíadas. Vou poder desde já avaliar as jogadoras que levarei a Londres", disse Jorge Barcellos ao site da CBF, referindo-se ao principal objetivo que tem pela frente. 

No caminho para a sonhada medalha olímpica ele já tem dois amistosos marcados. A seleção brasileira enfrentará Estados Unidos e Japão, vice e campeãs mundiais em 2011, em amistosos no país asiático, em abril de 2012. Além disso, Jorge Barcellos disse pretender reunir o time mais vezes antes da competição em Londres.