Topo

Presidente do Grêmio usa apresentação de Kleber como manobra populista

Kleber (d) foi guiado por Paulo Odone (c) e Eduardo Antonini (e) em manobra populista - Edu Andrade/Agência Freelancer
Kleber (d) foi guiado por Paulo Odone (c) e Eduardo Antonini (e) em manobra populista Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

24/11/2011 06h01

O presidente do Grêmio foi praticamente o protagonista na apresentação de Kleber. Pode parecer estranho, pois a atração era o novo jogador a vestir azul, branco e preto. Mas Paulo Odone apareceu em todos os momentos possíveis e criou uma estratégia para transformar a contratação do Gladiador em uma manobra populista para reconquistar a maioria dos torcedores.

Kleber conheceu a construção do estádio, ficou impressionado com o andamento, sorriu, brincou, e esteve durante todo o tempo entre Odone e Antonini. Na hora de agradecer lembrou de Pelaipe, o verdadeiro responsável pela contratação.

  • Marinho Saldanha/UOL Esporte

    O torcedor do Palmeiras Abel Santana dos Santos deixou de trabalhar para tietar o Kleber Gladiador

Mas nada disso faria a popularidade do mandatário aumentar como num passe de mágica. Mas sim alguns "privilégios". No roteiro para apresentação do jogador constava a presença de torcedores da Geral do Grêmio, às 15h30, independente da chance de neste horário o número de 200 aficionados - máximo que o Espaço Torcedor receberia - já tivesse sido atingido. Mesmo que, antecipadamente, o clube tenha garantido que acompanhariam o evento aqueles que chegassem mais cedo. Mas o regulamento foi "burlado" para que os correligionários do presidente estivessem ali.

Coincidência ou não, foi Odone aparecer que pintou o grito: "Odone, querido, Geral está contigo". O Gladiador foi usado como na Roma antiga. Na história os imperadores organizavam lutas para "distrair" o povo dos problemas mais graves pelos quais passava o império. No Grêmio, o novo jogador elevou o nome do mandatário, eleito Deputado Estadual na última eleição.

Como em eventos de promoção política, cercado de assessores, Odone foi mestre de cerimônia e discursou tal qual em um palanque. "Quero que o Kleber seja um símbolo do que o Grêmio quer: um time à altura deste estádio. A partir da Arena teremos uma nova fase. O Grêmio quer ser competitivo e vencer algo que não vence há 10 anos", bradou. Após o entusiasmado repertório, recebeu aplausos, algo incomum em 2011.