Topo

Ex-bicheiro e polêmico escudeiro de Andrés é candidato a vaga na seleção brasileira

Ida do presidente alvinegro à seleção pode abrir as portas aos "apelidados" do clube - Thales Calipo/UOL
Ida do presidente alvinegro à seleção pode abrir as portas aos "apelidados" do clube Imagem: Thales Calipo/UOL

Ricardo Perrone e Thales Calipo

Em São Paulo e no Rio de Janeiro

30/11/2011 06h02

A nomeação de Andrés Sanchez como diretor de seleções da CBF gerou expectativa em antigos aliados do presidente corintiano, que esperam ser levados por ele para a confederação. E, segundo o UOL Esporte apurou, o primeiro a despontar como candidato é André Luiz de Oliveira, o André Negão, diretor administrativo do Corinthians.

O convite para assumir algum cargo na seleção brasileira aconteceria por conta de o atual mandatário alvinegro estar “em dívida” com o ex-bicheiro, que é também um dos mais polêmicos e influentes cartolas dentro do turbulento universo político corintiano.

JOGO DO BICHO E CAMBISTA

O diretor administrativo do Corinthians André Luiz Oliveira é o braço direito de Andrés Sanches no clube. André Negão, como é chamado, participou ativamente na candidatura nas eleições corintianas de 2007, quando Andrés se tornou presidente.

Negão admite que teve um passado turbulento, em que se envolveu com jogo do bicho e venda de ingressos na porta de estádios. Com grande ingerência nos departamentos de base e profissional, Negão cresceu no clube. O plano de se candidatar como candidato à presidência do Corinthians ficou para trás, já que o nome da chapa de Andrés Sanches será Mário Gobbi.

André tinha planos de se candidatar à presidência do clube em fevereiro, pela situação. Foi preterido por Mário Gobbi, ex-comandante do futebol corintiano e seu desafeto. Após relutar inicialmente, o atual diretor administrativo abraçou a campanha de Gobbi e agora é considerado o mais forte cabo-eleitoral do Parque São Jorge.

Levar André para a CBF seria uma maneira de premiá-lo pela fidelidade ao grupo político de Andrés. No Corinthians, ele atuou por muito tempo no departamento amador, área que estará sob os cuidados do novo diretor de seleções. O presidente corintiano já afirmou que colocará sangue novo na confederação, revelação que ouriçou o Parque São Jorge.

Porém, desde que assumiu a diretoria administrativa, André se diz encantado com a nova função. Principalmente no trabalho para construir o CT e o hotel para os jogadores no Parque Ecológico do Tietê. E a CBF tem planos, justamente, para erguer um novo centro de treinamento, no Rio de Janeiro, até a Copa do Mundo de 2014, abandonando assim de vez a ultrapassada Granja Comary.

Apesar da confiança depositada nele por Ricardo Teixeira, Andrés sabe que não é tão simples levar sua tropa para a entidade. Além disso, desde que virou presidente, o corintiano tem trocado de amigos. Passou a frequentar o jet set paulistano e cada vez se distanciou mais dos “apelidados”, grupo do qual André Negão faz parte no Parque São Jorge.

Independentemente de levar seus aliados para a seleção brasileira, Andrés deve manter o cronograma estabelecido por ele mesmo. A partir do próximo dia 15, o cartola irá se licenciar do seu cargo no clube. Mesmo assim, o corintiano deve assumir sua nova função apenas após deixar de fato a presidência, ou seja, quando o seu substituto for definido na eleição de fevereiro de 2012.