Topo

CBF confirma que a partir de 2013 times da Libertadores vão jogar a Copa do BR

Ricardo Teixeira, presidente da CBF, durante evento da Fifa no Rio de Janeiro em junho - AP Photo/Felipe Dana
Ricardo Teixeira, presidente da CBF, durante evento da Fifa no Rio de Janeiro em junho Imagem: AP Photo/Felipe Dana

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/12/2011 12h07

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta quinta-feira, uma mudança importante em seu calendário. Em entrevista coletiva, o presidente Ricardo Teixeira anunciou que, a partir de 2013, os clubes que disputarem a Copa Libertadores vão competir também na Copa do Brasil, que passa a acontecer também no segundo semestre.

A mudança não se dará em 2012 por respeito ao Estatuto do Torcedor, mas deve alterar bastante o formato do calendário brasileiro atual. A Copa do Brasil ganha importância e passa a ocorrer de março até novembro. Agora, com 86 clubes em vez de 64.

Os brasileiros que estão na Copa Libertadores só entrarão no torneio nacional na quarta fase. São seis vagas disponíveis. Caso o país tenha apenas cinco representantes na competição continental, o clube mais bem colocado no ranking da CBF entraria direto nas oitavas-de-final. 

Além disso, Ricardo Teixeira também anunciou mudanças no futebol nordestino. A Copa do Nordeste voltará a ter a chancela da CBF. Ela vai reunir os principais clubes da região em 12 datas no início do ano. Pernambuco e Bahia têm direito a três clubes classificados, enquanto os demais estados contam com dois cada. 

Os participantes da Copa do Nordeste serão definidos pelos Campeonatos Estaduais, que passarão a acontecer em duas partes. Os times do torneio regional só entrariam na segunda fase.

A Copa Sul-Americana também vai mudar. A fase brasileira de mata-mata deixa de acontecer e o país só terá quatro representantes na competição. Os "eleitos" serão os quatro melhores colocados no Brasileiro do ano anterior entre aqueles clubes eliminados nas primeiras fases da Copa do Brasil.