Topo

São Paulo antecipa dispensa de Rivaldo para homenageá-lo 'sem culpa'

Caso Rivaldo virou um dilema para o São Paulo, dias antes do anúncio de sua dispensa - Rubens Cavallari/Folhapress
Caso Rivaldo virou um dilema para o São Paulo, dias antes do anúncio de sua dispensa Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Renan Prates e Ricardo Perrone

Em São Paulo

03/12/2011 06h00

O caso Rivaldo virou um dilema para o São Paulo, dias antes do anúncio de sua dispensa. A diretoria do time tricolor hesitou em mandá-lo embora antes do final do contrato, mas o fez por um seguinte propósito: a certeza de que a partir daí poderá homenageá-lo ‘sem culpa’.

SÃO-PAULINOS SE DESPEDEM DE RIVALDO

  • João Neto/Vipcomm

    O treino do São Paulo desta sexta-feira no CT da Barra Funda foi marcado pela despedida dos jogadores do time tricolor do veterano Rivaldo, que anunciou ter sido dispensado na última quinta e treinará até sábado. No coletivo comandado pelo técnico Emerson Leão, o atacante Dagoberto ficou inicialmente mais uma vez fora até do time reserva.

Segundo apurou o UOL Esporte, um dos dirigentes pensou na possibilidade de se fazer uma homenagem ao pentacampeão mundial com a seleção brasileira. Mas ele ouviu de outro diretor que as honras não poderiam ser feitas com Rivaldo pertencendo oficialmente ao São Paulo, pois seria como dispensá-lo em público sem avisá-lo antes. Por isso, ficou decidido que a dispensa do meia seria antecipada para que a reverência pudesse acontecer.

A assessoria de imprensa do São Paulo não confirma a informação, pois argumenta que ainda não foi definido nada oficialmente. Mas Rivaldo ganhará uma placa pelos serviços prestados em uma temporada pelo time tricolor. Este tipo de homenagem é uma prática recorrente da atual diretoria capitaneada pelo presidente Juvenal Juvêncio. Jogadores como Ilsinho e Richarlyson também foram agraciados da mesma forma em suas passagens pelo clube.

Rivaldo será homenageado em sua casa, já que Mogi Mirim foi o clube em que ele despontou para o futebol brasileiro antes de ser contratado pelo Corinthians. O veterano ainda é presidente licenciado do time do interior paulista. 

O meia-atacante de 39 anos foi muito procurado para se pronunciar após a sua dispensa, declarada por Rivaldo apenas via Twitter. O pentacampeão tem evitado falar com os jornalistas desde que a sua saída do São Paulo foi consumada.

O São Paulo comunicou na última quinta-feira a Rivaldo que o jogador não fazia parte dos planos do clube para a próxima temporada. O meia refutou aproveitar a oportunidade para se aposentar, pois diz ter “muita lenha para queimar”.

Apesar da dispensa, parte da diretoria acredita que Rivaldo foi mal aproveitado no São Paulo e tem lugar em outro clube. Portuguesa e Santa Cruz (que o revelou) surgem como principais interessados. Em 2011, o meia disputou 45 jogos e marcou sete gols com a camisa do time tricolor.