Topo

Renato, do Fla, e Felipe, do Vasco, são acusados de xingar e ameaçar arbitragem, diz súmula

Felipe, do Vasco, xingou e ameaçou Péricles Bassols após clássico contra o Flamengo - Julio Cesar Guimarães/UOL
Felipe, do Vasco, xingou e ameaçou Péricles Bassols após clássico contra o Flamengo Imagem: Julio Cesar Guimarães/UOL

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

05/12/2011 17h41

O clássico da última rodada do Campeonato Brasileiro, entre Vasco e Flamengo, pode complicar a vida dos meias Renato, do Flamengo, e Felipe, do Vasco. O árbitro Péricles Bassols entregou à CBF a súmula do jogo acusando os dois jogadores de terem o xingado e ainda o ameaçade agressão no empate de 1 a 1 pela 38ª rodada da competição.

No caso do flamenguista, a expulsão ocorreu aos 45 minutos do segundo tempo. Após receber o cartão vermelho, Renato partiu rispidamente para cima de Péricles Bassols após ser advertido e teve de ser contido pelos companheiros de clube para não se agravar o problema. O documento entregue à CBF relata esta atitude do atleta e ainda revela que o jogador xingou o árbitro de "ladrão safado", além de uma ameaça de agressão.

Já o caso de Felipe aconteceu após a partida. Depois do apito final, Péricles Bassols relatou que o camisa 6 do Vasco invadiu o campo, já que havia sido substituído no segundo tempo, e também o xingou de "ladrão safado". Além disso, o atleta cruzmaltino ofendeu com outros palavrões e fez ameaças como "eu sei onde você treina e vou te pegar".

A promotoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda irá analisar o caso para marcar um julgamento sobre a atitude dos dois. Tanto Renato quanto Felipe devem ser acusados no artigo 252 (ofender moralmente um árbitro ou auxiliar em função) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, com pena de duas a seis partidas de suspensão. Por conta das ameaças, os dois podem ser enquadrados no artigo 278 (ameaçar alguém por palavra), cuja pena pode ser aumentada também de 30 a 120 dias.

O QUE ESTÁ ESCRITO NO CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DESPORTIVA

ArtigoDescriçãoPena
250Praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida, prova ou equivalente1 a 3 jogos
252Ofender moralmente o árbitro ou seus auxiliares2 a 6 jogos
278Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gestos ou por qualquer outro meio causar-lhe mal injusto ou grave30 a 120 dias

Além deles, a expulsão de Jumar, do Vasco, foi citada na súmula, por uma entrada violenta e recorrente ao segundo cartão amarelo ao jogador. Ele deve ser enquadrado no artigo 250 (praticar ato desleal), com pena de um a três jogos.