Topo

Caio Jr indica nova posição e benefício a Douglas com velocidade no Grêmio

Douglas será beneficiado por ter colegas de mais velocidade, na avaliação de Caio Jr - Neco Varella/Agência Freelancer
Douglas será beneficiado por ter colegas de mais velocidade, na avaliação de Caio Jr Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

06/12/2011 06h02

O técnico Caio Jr chegou ao Grêmio querendo mudar a cara do time. Em vez de uma equipe de força, que prioriza a defesa, o novo treinador quer velocidade e posse de bola. Tal situação contraria a principal característica de Douglas, que é um atleta que costuma atuar com a bola nos pés, e não é rápido. Mas segundo Caio, mesmo que seja necessário novo posicionamento, o armador irá ser beneficiado pela movimentação.

Para ter mais velocidade, o Grêmio precisará de reforços. Caio Júnior disse que a direção irá contratar novos jogadores. "Temos que conseguir a variação técnica. Sair de posse de bola para velocidade. Precisamos dessa mudança. Isso requer uma nova característica. Vai dar muito trabalho para o Pelaipe [que sorriu ao lado de Caio na sala de conferências do Olímpico]. Este mês de dezembro vai ser complicado", disse Caio.

Douglas já repetiu várias vezes que é jogador de 'bola no pé'. O armador se nega a marcar ou correr atrás da bola. Centralizado, ele se limita a fazer os colegas girarem a seu redor. Mas segundo o novo treinador gremista, a velocidade dos colegas irá o beneficiar.

"É um jogador de ótimo passe. Será beneficiado pela velocidade dos demais. Atua em uma zona restrita do campo. É um exemplo típico disso, um jogador excelente. Precisa ter a opção de passe e vai se adaptar", disse o treinador.

É possível até um novo posicionamento para o "Maestro". Segundo o técnico, ainda não foi pensado qual esquema tático será usado a partir de 2012.

"Todos esquemas táticos são bons. Tem que fazer com que os melhores joguem, e que vão bem. A equipe tem que ser equilibrada, mas não abro mão do ataque. Talvez por ter sido atacante. A equipe bem escalada não sofre sustos, isso é o ideal. Fazer com que os jogadores se sintam felizes e rendendo o máximo é nosso objetivo", explicou.

Caio Júnior assina por um ano com o time do Olímpico. Além dele, foram apresentados os auxiliares Almir Domingues e Solivan Dalla Valle. O treinador está liberado após a formalidade com a imprensa. Ele se reapresenta junto com os demais profissionais, dia 4 de janeiro, quando o clube abre a temporada.