Topo

Com técnico confirmado, diretoria do Bota volta seu foco na reformulação do elenco

Fábio Ferreira tem contrato até o fim do ano e diretoria ainda não decidiu seu futuro - Fernando Pilatos/UOL
Fábio Ferreira tem contrato até o fim do ano e diretoria ainda não decidiu seu futuro Imagem: Fernando Pilatos/UOL

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

06/12/2011 06h07

A oficialização de Oswaldo de Oliveira no comando técnico da equipe do Botafogo faz com que a diretoria de futebol alvinegro volte a ter calma para voltar ao planejamento para a próxima temporada. Com o acerto, o foco dos dirigentes volta a ser para a montagem do elenco do ano que vem. Enquanto o novo treinador não divulga uma lista de reforços para 2012, a cúpula do futebol botafoguense prepara a lista de dispensas.

No dia de seu aniversário, Oswaldo de Oliveira acerta o contrato com o Botafogo

  • Jos Patrício/Folha Imagem

    Acabou a novela. Um dirigente do clube confirmou que finalmente o Botafogo concluiu as negociações e Oswaldo de Oliveira será o novo técnico do time, a partir de janeiro de 2012, quando se encerra o compromisso dele com o Kashima Antlers, do Japão. O contrato terá a duração de três anos

Entre os jogadores que devem ser dispensados, o volante Léo é um deles. O jogador, que veio do Santa Cruz, não conseguiu corresponder à aposta que a diretoria colocou no atleta. Seu contrato de empréstimo, que vai até o final do ano, não será renovado. Além dele, um que pode deixar o clube é o atacante Caio, que foi punido por indisciplina no fim do Campeonato Brasileiro e os dirigentes já admitiram emprestar o atleta para que ele ganhe experiência. Com a ida de Caio Júnior para o Grêmio, o futebol gaúcho pode ser um de seu destino.

Alguns contratos ainda serão avaliados antes de ser renovado. É o caso do zagueiro Fábio Ferreira, cujo vínculo com o Botafogo se encerra no fim do ano. O defensor foi titular na grande maioria das partidas nesta temporada, no entanto, o fraco rendimento na reta final fez com que o clube de General Severiano repensasse na assinatura de uma nova documentação. A avaliação de Oswaldo de Oliveira será tendenciosa nesta decisão.

Além disso, há outro risco de baixas no elenco. A diretoria alvinegra já recebeu sondagens de clubes para a contratação do goleiro Jefferson e do lateral Cortês, ambos premiados como melhores de suas posições no Prêmio Craque do Brasileirão, realizado nesta segunda-feira, em São Paulo. Como os dois estão em evidência no mercado, os dirigente admitem negociá-los para arrecadar dinheiro para investir em outras posições carentes do elenco. Os principais alvos são para a zaga central, armador e atacante de velocidade.

Para fazer uma temporada melhor que a deste ano, que terminou sem vaga na Libertadores e título, a diretoria alvinegra sabe que terá de remodelar o elenco para não ser ainda mais criticada pela torcida. Além disso, a classificação dos rivais para a Libertadores aumenta a pressão do trabalho alvinegro. Com o treinador já contratado, os trabalhos vão começar mais cedo. A torcida alvinegra aguarda novidades para entrar em 2012 com uma esperança de boa temporada para apagar tudo que passou em 2011.