Topo

Com o aval de Oswaldo, Botafogo ignora logística complicada e vai atrás de Tanaka

Tanaka é casado com uma carioca e isso pode ajudar na sua vinda para o Botafogo - AP Photo/Hassan Ammar
Tanaka é casado com uma carioca e isso pode ajudar na sua vinda para o Botafogo Imagem: AP Photo/Hassan Ammar

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

13/12/2011 06h07

Após uma semana com a confirmação de Oswaldo de Oliveira, a diretoria do Botafogo já começa a concretizar as contratações para o próximo ano. Uma das que podem ter um desfecho positivo ainda nesta semana é o japonês Marcos Túlio Tanaka, zagueiro indicado pelo novo treinador alvinegro. Este nome, inclusive, foi um dos primeiros indicados pelo comandante, mas os dirigentes tiveram certo receio por conta desta negociação. O clube, porém, parece ter chegado a um consenso e um acordo pode sair em breve.

Bota envia lista de jogadores a Oswaldo, que indica Tanaka, da seleção japonesa

  • Toshifumi Kitamura/AFP

    Com o anúncio de Oswaldo de Oliveira como treinador do Botafogo, os dirigentes puderam dar prosseguimento ao planejamento de 2012. Neste cenário, uma lista com aproximadamente dez jogadores foi enviada para o novo comandante, que aprovará ou não os nomes, que poderão reforçar o elenco alvinegro. Os únicos dois nomes já apurados são o de Copete, do Santa Fé, e Felipe Gabriel, do Kashima Antlers

Um dos motivos por qual a diretoria alvinegra relutou em levar a negociação para frente foi o fato de o jogador ter a cidadania japonesa. Caso o zagueiro fosse ser convocado para a seleção do Japão, ele poderia desfalcar por muito tempo a equipe alvinegra. Como o clube sofre com estas questões com o atacante Loco Abreu, que volta e meia não pode defender o clube por estar em deslocamento pelo selecionado uruguaio, uma viagem para a Ásia poderia ser muito pior na logística do clube.

Após uma semana de análise de possíveis outros reforços, a cúpula de futebol alvinegra resolveu arriscar. Afinal, um jogador com experiência de Copa do Mundo seria fundamental para o clube. Além disso, apesar de ter sido criado no Japão, poder jogar no Brasil, país que nasceu, despertou interesse em Tanaka aceitar a proposta do Botafogo. Além disso, o fato de sua mulher ser carioca fez com que o zagueiro cogitasse a vinda para o Botafogo.

Outro fato que fez com que as duas partes caminhassem para um acordo é o fato de o salário do zagueiro não ser tão alto. Afinal, mesmo que o jogador já tenha experiência, o orçamento alvinegro não será comprometido para 2012. Além disso, a qualidade de Tanaka já é conhecida, principalmente por Oswaldo de Oliveira, que indicou e está bancando a contratação do atleta.

Tanaka tem 30 anos e já foi convocado para a seleção do Japão em 41 oportunidades. Além disso, ele já foi eleito o melhor atleta da liga japonesa em uma oportunidade, além de fazer parte por seis vezes da seleção do campeonato. Atualmente, o zagueiro defende o Nagoya Grampus-JAP.