Topo

Lazio consegue 'milagre' e avança na Liga; novo rico PSG cai na fase de grupos

Sculli (esq.) e Ledesma celebram um dos gols da Lazio na vitória sobre o Sporting - AP Photo/Gregorio Borgia
Sculli (esq.) e Ledesma celebram um dos gols da Lazio na vitória sobre o Sporting Imagem: AP Photo/Gregorio Borgia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/12/2011 17h54

Lazio e PSG entraram em campo pressionados na última rodada da Liga Europa. Só vencer poderia não ser suficiente para se classificar. Apenas os italianos conseguiram o ‘milagre’. Venceram o Sporting por 2 a 0 pelo grupo D, foram beneficiados por tropeço do Vaslui e avançaram. Já o ‘novo rico’ francês teve uma ‘vitória inútil’ sobre o Athletic de Bilbao por 4 a 2 pelo grupo F e acabou sendo eliminado.

Com o resultado positivo, o time do brasileiro Hernanes terminou em segundo lugar, com nove pontos, três à frente do Vaslui, que perdeu do Zurich por 2 a 0. Enquanto isso, o PSG ficou em terceiro em seu grupo com dez pontos pontos, mesma pontuação do Salzburg, que conseguiu uma virada heroica sobre o Slovan Bratislava por 3 a 2 e avançou por levar vantagem no confronto direto.

Aliás, as duas equipes (Lazio e PSG) investiram pesado para esta temporada. A Lazio, por exemplo, trouxe o alemão Klose, segundo maior artilheiro das Copas do Mundo, e o francês Cissé. Já o PSG, que tem o brasileiro Leonardo como dirigente, desembolsou 43 milhões de euros somente no argentino Pastore.

Por isso, a classificação era considerada como obrigação. A Lazio ‘ignorou’ o resultado do Vaslui. Queria ganhar para depois torcer por um tropeço do adversário. E fez isso. Foi ofensiva desde o início e conseguiu a vitória por 2 a 0, com gols de Kozak e Sculli. Para completar a festa, o Vaslui perdeu do Zurich pelo mesmo placar.

Enquanto isso, o PSG chegou a estar classificado em uma última rodada emocionante. Até sofreu seu primeiro gol logo aos 2min, quando Aurtnetxe fez para o Athletic Bilbao. Mas o resultado do Salzburg era animador. O time austríaco sofreu dois gols em apenas seis minutos contra Slovan Bratislava. Desta forma, o elenco parisiense precisava de um empate. Conseguiu. Aos 22min, Pastore bateu forte e igualou.

A torcida ficou enlouquecida. Mas, quase que simultaneamente, o Salzburg conseguia um heróico empate na Eslováquia e voltava a estar com a vaga assegurada. Mas durou pouco. Aos 40min, ainda da etapa inicial, Bodmer desviou cobrança de escanteio. O que era euforia se transformou em decepção na etapa final. O PSG sofreu o empate, enquanto o Salzburg virou. Nenê perdeu pênalti, os franceses ainda venceram por 4 a 2, mas estão eliminados.

O Fulham decepcionou nesta quarta-feira. Abriu 2 a 0 sobre o modesto Odense, dentro de casa, pelo grupo K. Estava se classificando. Mas cedeu o empate por 2 a 2. Não bastasse isso, o Wisla Cracóvia fez 2 a 1 no já classificado Twente e avançou.

BRASILEIRO MARCA, É EXPULSO, E DYNAMO DE KIEV ESTÁ FORA

Leandro Almeida (foto) foi do céu ao inferno na partida do Dynamo de Kiev diante do Maccabi Tel Aviv. Ele fez um gol e viu sua equipe ir para o intervalo vencendo por 2 a 0. Enquanto isso, o Besiktas perdia para o Stoke City por 1 a 0. Ou seja, o milagre poderia acontecer --precisa ganhar, torcer por uma derrota o Besiktas e tirar uma boa vantagem de gols do rival turco. Mas Leandro Almeida acabou sendo expulso no início do segundo tempo (Khacheridi também foi) e, a partir daí, com nove em campo, tudo deu errado. Seu time apenas empatou por 3 a 3, e Besiktas virou, ganhou por 3 a 1 e avançou.

ANDERLECHT FAZ MELHOR CAMPANHA: 100% DE APROVEITAMENTO

O Anderlecht foi a sensação da fase de grupos da Liga Europa. Venceu todas as seis partidas disputadas na chave L. A vítima da vez foi o Lokomotiv Moscou, também classificado. O time belga saiu atrás no marcador, mas mostrou qualidade e aplicou 5 a 3. O brasileiro Fernando Matos (esq.) fez um dos gols. Ainda nesta quarta-feira, o Maccabi Haifa dependia apenas de si para passar de fase. Jogava em casa contra os reservas do Schalke 04. Não conseguiu. Desperdiçou pênalti e acabou perdendo por 3 a 0. Para piorar, o Steaua superou o AEK Larnaca por 3 a 1 e ficou com a segunda vaga do grupo J.