Topo

Botafogo fecha de uma vez só vinda de Andrezinho e saída de Cortês para o São Paulo

Após se valorizar, Cortês jogará a temporada de 2012 vestindo a camisa do São Paulo - Rafael Ribeiro / CBF
Após se valorizar, Cortês jogará a temporada de 2012 vestindo a camisa do São Paulo Imagem: Rafael Ribeiro / CBF

Bernardo Gentile*

No Rio de Janeiro

17/12/2011 18h17

O sábado foi movimentado no Botafogo, mas decidiu o destino de dois jogadores para 2012. Andrezinho foi contratado junto ao Internacional e Cortês foi vendido para o São Paulo, em uma negociação relâmpago. O meia ficará no Alvinegro por um período de três anos, enquanto o lateral-esquerdo foi adquirido pelo clube paulista, que não envolveu nenhum jogador em troca.

SÃO PAULO PEDE AJUDA À PREFEITURA EM COBERTURA E HOTEL NO MORUMBI

O São Paulo precisará da ajuda da prefeitura para tocar seu plano, principalmente porque será necessária uma mudança em relação à lei de zoneamento no Morumbi para permitir o hotel.

O interesse do Glorioso em Andrezinho acontece desde o meio do ano, quando o Internacional não liberou o atleta e o Botafogo contratou Elkeson para a posição. Nas últimas semanas, sua contratação já era dada como certa por seu empresário, Jorge Moraes. Na manhã deste sábado, o Fluminense teria surgido com possibilidade de atravessar o negócio, mas o acordo fechado rapidamente pela diretoria botafoguense.

Já Cortês, por sua vez, interessava ao Napoli, que tratava diretamente com o representante do atleta, Eduardo Uram. A diretoria do Botafogo revelou que não havia acontecido nenhuma sondagem por parte dos italianos, mas admitiu que outros clubes demonstraram interesse em contar com o melhor lateral-esquerdo do último Campeonato Brasileiro.

Em uma negociação relâmpago, o São Paulo foi mais rápido ofereceu um valor ainda não divulgado, mas que certamente agradou a cúpula alvinegra.

No Morumbi, a informação não é confirmada. Entretanto, na última sexta-feira o presidente Juvenal Juvêncio avisou, durante reunião do Conselho Deliberativo, que o diretor de futebol Adalberto Baptista não compareceria porque viajou para acertar a contratação de um jogador.

O Botafogo detinha 50% dos direitos econômicos do lateral e o restante pertence ao Nova Iguaçu, parceiro do Glorioso. Especula-se que o Napoli apresentaria uma proposta de 6 milhões de euros pelos 100% do jogador. Já o São Paulo, ofereceu, 2,5 milhões de euros somente pela parte que pertencia ao Alvinegro. Apesar de não confirmar a negociação do lateral, o Botafogo conseguiu lucrar com o jogador, já que o comprou por R$ 1 milhão e o vendeu por quase R$ 8 milhões.

A diretoria do Botafogo preferiu não se pronunciar pois nesta segunda-feira ocorrerá a eleição do Conselho Deliberativo. Para não gerar um desconforto com a oposição, os dirigentes preferiram fazer os anúncios apenas durante a próxima semana.

*Atualizado às 19h40, com informações da Redação de São Paulo