Topo

Brasil se vinga, vira sobre a Dinamarca e conquista o Torneio Cidade de São Paulo

Marta tenta se livrar de marcação dupla da Dinamarca na decisão neste domingo - Fernando Pilatos/Divulgação
Marta tenta se livrar de marcação dupla da Dinamarca na decisão neste domingo Imagem: Fernando Pilatos/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/12/2011 18h52

Se no último encontro entre Brasil e Dinamarca no futebol feminino as europeias conseguiram vencer por 1 a 0, desta vez foram as brasileiras quem comemoram. E quando mais valia. Na decisão do Torneio Internacional Cidade de São Paulo, no Pacaembu, o Brasil venceu de virada por 2 a 1 e conquistou o título. Os dois gols da equipe comandada por Jorge Barcellos foram de Érika, aos 19 e aos 29 da etapa final.

Logo no início do primeiro tempo o Brasil já dava mostras de que estava disposto a vingar a derrota na primeira fase para as rivais. Antes dos dez minutos de partida as brasileiras tiveram pelo menos três bons lances de ataque e ficaram perto de abrir o placar. Marta, que no último jogo sofreu com a marcação das dinamarquesas, conseguia se desmarcar e criar jogadas. Aos 15, ela recebeu um passe e deu lindo lançamento para Fabi dentro da área. Porém, a jogadora desperdiçou a oportunidade.

Com 24 minutos de partida, mais uma vez o Brasil ficou perto de sair na frente. Érika recebeu a bola fora da área e arriscou. A bola explodiu no travessão da goleira dinamarquesa, que estava batida no lance. A partir dali, no entanto, o time brasileiro passou a sofrer com a forte retranca rival. Para evitar qualquer lance de perigo de Marta e cia., as europeias se fecharam atrás e cumpriram o objetivo de não levar gol diante da forte pressão que o Brasil exercia.

ASSISTA A LANCES DA PARTIDA E DA FESTA DO TÍTULO

No segundo tempo, a Dinamarca voltou melhor para o jogo e começou a levar mais perigo. Logo aos oito minutos, Harder foi lançada,  invadiu a área e bateu cruzado na saída da goleira Andreia. Naquele momento, o Brasil estava mal em campo e a reação parecia improvável. Mas só parecia. Dez minutos mais tarde, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Érika dentro da grande área. Ela chutou, a bola bateu no travessão e entrou, empatando a partida.

Empolgada pela igualdade no placar e pelo bom público no Pacaembu, a seleção nacional foi para cima das europeias tentando a virada. E conseguiu. Com 29 minutos de jogo, mais uma vez Érika brilhou. Ela recebeu a bola e de primeira chutou. A bola entrou no cantinho esquerdo. Atrás no placar, as dinamarquesas perderam a cabeça e começaram a distribuir pontapés. 

Tranquilo, o Brasil administrou a vantagem e ainda tentou ampliar mais o  marcador. No último lance da partida, a Dinamarca ainda assustou, com  um chute na trave. Mas o 2 a 1 deu o título para o time nacional.