Proposta por Montillo abocanha 80% do orçamento do Corinthians para reforços em 2012
O Conselho Deliberativo do Corinthians debate nesta terça-feira o orçamento para 2012, definido pela diretoria financeira e publicado no site oficial do clube. Os números apontam o aumento de receitas com cotas de TV, graças ao novo acordo com a Rede Globo, e patrocínios.
SEMANA DECISIVA PARA REFORÇOS
Com quatro contratações confirmadas, a diretoria do Corinthians espera finalizar as últimas negociações durante esta semana, antes do Natal, para iniciar 2012 com o elenco completo e facilitar a vida de Tite e sua comissão técnica na preparação para a Libertadores e o Paulistão.
O objetivo é evitar o erro cometido neste ano, quando os reforços chegaram tardiamente e sequer participaram do torneio continental, casos de Liedson e Willian. O time alvinegro demorou para engrenar e deu vexame ao perder para o Tolima.
Além disso, a previsão de gastos com reforços aumentou de R$ 10 milhões neste ano para R$ 23 milhões. O curioso é que só a oferta feita por Montillo, algo em torno de R$ 19 milhões (pode aumentar nos próximos dias), abocanha mais de 80% do montante.
“Se no meu planejamento a ideia é ter uma tacada só, pode ser”, explicou o diretor financeiro Raul Corrêa, ao ser questionado sobre a concentração da maioria da verba no meia de 27 anos. “Mas isso é com o departamento de futebol. Não falo sobre a chegada de jogadores.”
“Futebol é gol. O Corinthians precisa de um time competitivo. Dentro da nossa expectativa de receitas e despesas, o departamento de futebol solicitou um aumento de verbas”, acrescentou o cartola. O Cruzeiro, porém, bate o pé e diz que Montillo vale R$ 34 milhões.
Em 2011, o gasto com contratações foi de R$ 43,7 milhões, quatro vezes maior do que o orçado. Só em Alex, por exemplo, gastou-se R$ 15 milhões. Segundo Corrêa, a previsão não foi respeitada porque houve a venda de outros atletas, casos de Dentinho, Jucilei e Bruno César, cujos lucros ficaram na maioria com empresários.
Segundo o balancete, o Corinthians esperava faturar R$ 22 milhões com a negociação de jogadores. Só até outubro, o montante atingiu os R$ 60 milhões.
A dívida na gestão Andrés Sanchez saltou de R$ 100 milhões, quando ele assumiu o poder no final de 2007, para R$ 190 milhões, justamente por conta de reforços milionários e do investimento em infra-estrtutura, como a construção do CT Joaquim Grava.
Patrocínio e Cotas de TV
O Corinthians estima uma receita de R$ 90 milhões em cotas de TV para 2012. Em 2011, esse valor era de R$ 50 milhões.
Até outubro, o balancete mostra que o clube alvinegro abocanhou R$ 100 milhões com os contratos televisivos. “Houve as luvas da renovação de contrato [com a Globo] e o superávit no Pay-per-view”, informou Raul Corrêa.
Na próxima temporada, se encerra o contrato com a Hypermarcas, que exibe suas marcas no uniforme e placas de publicidade do Corinthians. O orçamento para 2011 foi de R$ 51 milhões e o plano é aumentar para R$ 64 milhões.
“É o que imaginamos. Só no patrocínio de camisa e calção, buscamos R$ 49 milhões”, observou o diretor financeiro. O resto vem do contrato com a Nike.
Até outubro, arrecadou-se R$ 27,5 milhões nesses com publicidade de calção e camisa, abaixo dos R$ 29,9 almejados. Ou seja, o plano alvinegro é ambicioso para 2012.
ORÇAMENTO DO CORINTHIANS
2011 | 2012 | |
Contratações de jogadores | Orçado: R$ 10 milhões Realizado até Out.: R$ 43,7 milhões | Orçado: R$ 23 milhões |
Cotas de TV | Orçado: R$ 50 milhões Realizado até Out.: R$ 100,3 milhões | Orçado: R$ 90 milhões |
Patrocínios | Orçado: R$ 42,5 milhões Realizado até Out.: R$ 36,8 milhões | Orçado: R$ 64 milhões |
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