Topo

Conselho do Fla veta função 'manager' de Luxemburgo e limita a trabalho com o time

Em 2012, a tendência é que Luxemburgo se dedique mais aos treinos e jogos do Fla - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Em 2012, a tendência é que Luxemburgo se dedique mais aos treinos e jogos do Fla Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Luiz Maurício Monteiro

No Rio de Janeiro

23/12/2011 06h15

Modesto no mercado, Fla só saberá quanto poderá gastar com reforços em janeiro

Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Preocupado, o torcedor do Flamengo se pergunta os motivos que justificam a contratação de apenas um reforço até o momento para a temporada 2012. O modesto lateral-esquerdo Magal chegou sem alarde para compor o elenco que defenderá o clube na Copa Libertadores. Além da natural disputa do mercado, a explicação está na autorização orçamentária do próximo ano, que ainda não foi emitida pelos poderes.

De um lado, o Conselho Fiscal do Flamengo, presidido por Leonardo Ribeiro, pede cautela quanto à aquisição de reforços já que o orçamento para 2012 está previsto para ser apresentado apenas em janeiro. De outro, o técnico Vanderlei Luxemburgo, de acordo com entrevista ao Jornal O Globo, vê urgência nas contratações visando à próxima temporada que reserva desafios como, por exemplo, a disputa da Libertadores. Essa divergência de idéias foi aparada entre o dirigente e o treinador nesta quinta-feira após uma conversa. E a solução já está definida: um membro da diretoria rubro-negra será deslocado, em breve, para a vice-presidência de futebol.

Desde que chegou à Gávea, em meados de 2010, Luxemburgo, que tem contrato até dezembro de 2012, vem acumulando funções, seja à beira do campo treinando o time, seja intervindo nas contratações do clube. Entretanto, diante das recentes polêmicas, a decisão foi por manter Luxa cuidando apenas dos aspectos tático e técnico da equipe, passando a deixar as negociações com o futuro responsável pelo departamento de futebol.

“O Vanderlei está parcialmente certo nas coisas que disse. Só está equivocado quando entra na parte política. Por isso, já está decidido: ele vai ficar só no ‘campo-bola’. Em breve, o Flamengo vai deslocar alguém da diretoria para ocupar o cargo de vice de futebol. E como castigo, o Vanderlei só vai sair do Flamengo depois que conquistar o título mundial”, brincou Leonardo Ribeiro.

Orçamento em janeiro

Até o momento, o Flamengo anunciou oficialmente apenas o desconhecido lateral-esquerdo Magal. Entretanto, Leonardo Ribeiro tratou logo de tranquilizar a torcida rubro-negra que já sonha com mais um título da Libertadores em 2012. E após a apresentação do orçamento em janeiro, o dirigente adianta que para brigar pelo caneco da competição mais importante do continente, o Fla não apenas trará reforços, como também manterá a principal estrela do atual grupo.

“A torcida do Flamengo pode ficar calma porque o orçamento já sai em janeiro, e nós vamos reforçar. E o Ronaldinho Gaúcho está garantido no clube até 2014, com ou sem Traffic. O time vai ser reforçado para brigar pela Libertadores”, frisou Leonardo, lembrando também que a filosofia de trabalho passa pelos ‘pés no chão’.

“Não adianta sair contratando para depois não pagar os salários em dia. O sucesso deste ano se deu por isso. Em momento algum, nós deixamos de pagar aos atletas”.