Topo

Zico leva projeto com crianças para cinco UPPs a partir de janeiro de 2012

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

23/12/2011 14h00

Maior ídolo da torcida do Flamengo e atual técnico da seleção do Iraque, o Galinho Zico já tem uma missão para o início de 2012. Seguindo o cronograma acordado com Sérgio Cabral, Governador do Estado do Rio de Janeiro, o ex-craque irá inaugurar cinco projetos “Zico 10” em comunidades ocupadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Ao todo, o projeto já existe em nove comunidades e chegará em 2012 até Mangueira, Rocinha, Vidigal, Maré e Complexo do Alemão. A iniciativa empolga Zico.

“Essa parceria já existe há bastante tempo com o Estado. O Governador quis ampliar o projeto e topamos sem nenhum problema. É um sistema de acompanhamento muito importante para as crianças das comunidades”, afirmou.

Bruno Coimbra, filho do Galinho, explicou como funciona o projeto “Zico 10” em cada comunidade e revelou que atletas podem até sair dos campos das favelas para testes e treinamentos nos grandes clubes do Rio de Janeiro.

“Não vendemos ilusão para as crianças. A preocupação do projeto é com a educação. Mas lógico que em fevereiro vamos ter a “Copa Zico 10” e crianças podem ser observadas por olheiros de clubes. Mas não fazemos apologia a isso. Tanto que se o aluno não tiver um bom desempenho na escola pode ceder a vaga para outro caso falte por três vezes. A ideia do projeto é pegar todas as UPPs. Aos poucos vamos chegar lá. A da Mangueira será a próxima, pois já está com os uniformes. Em janeiro vamos fazer os cadastros de Rocinha e Vidigal. O projeto é antigo e funciona em outros estados também”, comentou.

Mesmo com os compromissos junto ao Iraque, Zico deve participar da inauguração de todos os novos projetos que levam o seu nome. Em breve, o cronograma de lançamentos será divulgado.