Topo

Vasco e Flamengo buscam reforços para 2012; clube de São Januário leva a melhor

Patricia Amorim e Roberto Dinamite: luta nos bastidores por reforços para o ano de 2012 - Montagem UOL
Patricia Amorim e Roberto Dinamite: luta nos bastidores por reforços para o ano de 2012 Imagem: Montagem UOL

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

31/12/2011 06h10

A rivalidade entre Vasco e Flamengo dominou o futebol do Rio de Janeiro em 2011. Se o Rubro-Negro venceu o Campeonato Carioca de forma invicta, o clube de São Januário conquistou a Copa do Brasil e brigou pelo título brasileiro até a última rodada, terminando a temporada como o time sensação do país. Os dois se classificaram para a Libertadores do próximo ano e começaram a travar a batalha por reforços ainda durante a primeira quinzena de dezembro.

Com o mercado imensamente competitivo, o ano termina nos bastidores da mesma forma como aconteceu dentro das quatro linhas. O Vasco vai levando a melhor sobre o Flamengo no processo que envolve a reformulação do elenco. Apesar de perder o então diretor executivo Rodrigo Caetano, o Cruzmaltino conseguiu dois reforços pontuais: o zagueiro Rodolfo e o lateral-esquerdo Thiago Feltri.

Pelos lados da Gávea, a manutenção de Ronaldinho após a definição do imbróglio com a Traffic foi o resultado comemorado pela diretoria. Felipe e Renato Abreu também tiveram os seus contratos renovados. A questão envolvendo Thiago Neves segue indefinida.

No entanto, enquanto sonha com Vagner Love e até com a possibilidade do zagueiro Juan, o Rubro-Negro esbarra no mercado e conseguiu apenas a modesta contratação do lateral-esquerdo Magal, o que a própria diretoria e o técnico Vanderlei Luxemburgo consideram pouco para um time que deseja brigar pelo título da Libertadores.

O fato é que os dois clubes terminam o ano com os elencos que devem começar 2012. Dificilmente, o Flamengo apresentará caras novas na reapresentação, dia 3 de janeiro, no Ninho do Urubu, assim como o Vasco, no próximo dia 5, em São Januário. O “Clássico dos Milhões” já começou. Resta saber quem chegará ao final do próximo ano com mais glórias para a história.