Topo

Facebook vira palco para 'guerra' pela eleição para presidente do Corinthians

Diretor André Luiz de Oliveira, o André Negão, é o principal "provocador" da situação no Facebook - Marisa Cauduro/ Folhapress
Diretor André Luiz de Oliveira, o André Negão, é o principal 'provocador' da situação no Facebook Imagem: Marisa Cauduro/ Folhapress

Renan Prates e Ricardo Perrone

Em São Paulo

31/12/2011 06h00

No que ‘depender’ do Facebook, a eleição para a presidente do Corinthians será uma verdadeira guerra. Integrantes da situação e da oposição trocam provocações na mídia social e dão o tom do clima que deve prevalecer no pleito de fevereiro.

O atual diretor administrativo do Corinthians, André Luiz de Oliveira, é o encarregado das provocações por parte da situação. Enquanto o delegado Mário Gobbi, candidato situacionista pouco aparece para evitar desgaste, ele trata de mostrar a cara e cutucar quase que diariamente os opositores.

Na última das provocações, André Negão, como é conhecido, usou uma charada onde comparou, sem dizer nomes, Larry (personagem da série Os Três Patetas), Coringa (um dos vilões do herói em quadrinhos Batman) e Dr. Zachary Smith (da série Perdidos do Espaço) a três dos expoentes da situação corintiana. A comparação rendeu nesta sexta um telefonema do candidato à presidência pela oposição, Paulo Garcia. Ele metralhou o rival com palavrões.

André Negão também ironizou o fato de a oposição elaborar material de campanha usando o futuro estádio do Corinthians em Itaquera como pano de fundo. Acusou o grupo de fazer propaganda com uma obra da administração Andrés Sanchez.

"Não vamos comentar porque o que ele quer é que a gente entre nas provocações dele. Não vamos dar a ele o valor que ele acha que tem. Usamos a foto do estádio porque somos a favor do estádio e vamos continuar as obras”, explicou Osmar Stábile, candidato à vice pela oposição.

Já Rubens Gomes, um dos articuladores oposicionistas, rebateu as provocações. "Antes ser dos três patetas do que ser bicheiro. Os três patetas são dois empresários e um desembargador. Ele também é empresário, mas do ramo da contravenção. E quando a autoridade anda de mãos dadas com um contraventor, é sinal de que o crime organizado quer voltar a controlar o Corinthians", detonou Gomes.

"Não sei o motivo para estarem tão bravos. Não coloquei o nome de ninguém no Facebook. Estão irritados porque escrevo: "elas estão descontroladas." É só o trecho de uma música, mais nada", respondeu André Negão.

O conflito que começou no mundo virtual já provocou ao menos um barraco real no Parque São Jorge. Foi quando Garcia se dirigiu aos berros a André, que havia postado uma queixa contra gente do clube que estava torcendo para o Corinthians perder o título brasileiro de 2011.

A defesa que os opositores fazem do voto em cédula de papel tem pinta de ser um dos temas das próximas apimentadas postagens de André. "A urna eletrônica seria melhor para eles porque o sofrimento seria menor. O resultado vem de uma vez só. No papel, eles vão ficar sofrendo aos poucos, vendo o montinho de papel deles do lado da nossa pilha bem maior, ouvindo gozação. Vai ser uma tortura", disse André.

Mário Gobbi e Paulo Garcia se enfrentam no próximo dia 12 de fevereiro para saber quem terá a ingrata tarefa de substituir Andrés Sanchez, que deixou a presidência com ampla aprovação popular e ancorado pelo título brasileiro.