Topo

Marcos anuncia aposentadoria, faz mãe chorar e ganha adeus com time campeão dos anos 90

Marcos celebra título da Libertadores em um de seus melhores momentos no Palmeiras - Divulgação
Marcos celebra título da Libertadores em um de seus melhores momentos no Palmeiras Imagem: Divulgação

Luiza Oliveira

Em São Paulo

04/01/2012 17h32

A torcida do Palmeiras não verá mais seu ídolo Marcos em campo. Na tarde desta quarta-feira, o gerente de futebol Cesar Sampaio oficializou a aposentadoria do goleiro após uma reunião entre o jogador e a diretoria. O goleiro vai ganhar dois meses de férias e deve ter um grande evento de despedida com direito a participação do time alviverde que conquistou vários títulos nos anos 90.

RONALDO FALA NO TWITTER

Seja bem vindo Marcão

Ronaldo, companheiro de Marcos na seleção em 2002 e, agora, parceiro
também de aposentadoria

"Ele oficializou que pendurou as chuteiras. Conversou com amigos e parentes e disse que não dá mais. O corpo dele sinalizou que não dá mais. Foi uma conversa no estilo do Marcos, mas foi uma decisão difícil. Ele aproveitou as férias para refletir um pouco sobre o que significaria mais um ano jogando, os prós e contras e chegou na definição que teria mais a perder do que ganhar”, disse o dirigente.

A mãe de Marcos, Antônia Reis, chegou a chorar e disse em entrevista à Rádio Globo que ficou emocionada com a decisão do filho : "Estou com dor no coração por não poder ouvir mais gritarem (os narradores) o nome dele", comentou.

Sampaio explicou que foi uma decisão difícil e que vai dar todo o apoio ao amigo com quem atuou ainda na época de jogador.

AS FRASES DE MARCOS

GERALDO BUBNIAK/FOTOARENA/AE
Estou com vergonha do nosso time. Ninguém aqui merecia colocar a camisa do Palmeiras. Ninguém, nem eu

Marcos se lamenta após os 7 a 2 para o Vitória na Copa do Brasil em 2003

“Ele acha que chegou o momento de parar. Ele é meu contemporâneo, vamos dar todo o apoio. Dizem que jogador de futebol morre duas vezes, ele morreu a primeira e vamos ajudar”, afirmou.

A diretoria descartou fazer o jogo de despedida no amistoso contra o Ajax-HOL, dia 14, no Pacaembu. Sampaio planeja o evento até o meio do ano e quer uma grande festa com a participação até dos jogadores que se consagraram no clube década de 90.

O dirigente promete até entrar em campo. "Vou estourar o joelho, mas esse eu tenho que jogar", brincou. A geração da década de 90 foi bicampeã brasileira em 1993 e 1994 e conquistou o título da Libertadores em 1999, ano em que Marcos já era titular e foi destaque do time.

O camisa 12 vai continuar trabalhando no clube fora dos gramados com uma função administrativa ou diretamente ligada ao futebol. Mas antes disso, terá férias prolongadas de dois meses para descansar e passar mais tempo com a família.

“Teve um acordo antigo com a gestão passada. Até por merecimento ele teria dois meses de férias após oficializar a aposentadoria. Depois teria uma função que ele pode escolher, administrativa ou esportiva. Pelo que eu o conheço não o vejo na parte administrativa trabalhando 8 horas sentado em uma cadeira”, disse.

TÍTULOS CONQUISTADOS POR MARCOS

PALMEIRASCopa Libertadores (1999)
Campeonato Brasileiro (93/94)
Copa do Brasil (1998)
Copa Mercosul (1998)
Paulista (1994/1996/2008)
Torneio Rio-SP (2000)
Copa dos Campeões (2000)
Brasileiro Série B (2003)
SELEÇÃO
BRASILEIRA
Copa do Mundo (2002)
Copa das Confederações (2005)
Copa América (1999)

Marcos não atua desde o dia 18 de setembro, no empate por 1 a 1 contra o Avaí. Desde então, foram 14 jogos com Deola no gol. Ele vinha lutando contra as dores pelo corpo, especialmente nos dois joelhos, que acompanham toda a sua carreira e o impedem de atuar com frequência.

O arqueiro é um dos maiores ídolos da história do Palmeiras. Ele se consagrou em jogos históricos contra o maior rival nas quartas de final da Libertadores de 1999 e, especialmente, ao fazer uma defesa emblemática do pênalti de Marcelinho Carioca na semifinal de 2000.

Marcos foi escolhido como o goleiro titular da seleção brsileira quando Luiz Felipe Scolari assumiu como técnico. Na Copa do Mundo em 2002, ele jogou todos os sete jogo da equipe nacional e se destacou como um dos melhores goleiros do Mundial. Na final contra a Alemanha, o jogador fez uma das melhores defesas da Copa, em falta batida pelo atacante Neuville.

O jogador ainda disputou a Série B pelo Verdão no ano seguinte e, na temporada 2005, com a chegada do técnico Emerson Leão, renovou seu contrato até 2009. Nos últimos anos, no entanto, vinha sofrendo com as lesões.