Topo

Jovens laterais, que atuaram no Brasileirão, reforçam parceiro do Cruzeiro no Mineiro

Lateral esquerdo Gabriel Araújo reforça o Nacional de Nova Serrana e treina na Toca I - Divulgação
Lateral esquerdo Gabriel Araújo reforça o Nacional de Nova Serrana e treina na Toca I Imagem: Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

05/01/2012 17h56

Parceiro do Cruzeiro, o Nacional de Nova Serrana está realizando a sua pré-temporada, visando a participação no Campeonato Mineiro, na Toca da Raposa I, CT do clube celeste normalmente destinado às suas categorias de base. No elenco do estreante na principal divisão do Estadual, destaques para jovens formados pelo time cruzeirense e que atuaram no último Brasileirão: os laterais Gil Bahia e Gabriel Araújo, e o meia Bruninho.

O Nacional é treinado por Emerson Ávila, que era coordenador técnico do Cruzeiro e que assumiu o comando da equipe na edição passada do Brasileirão no lugar de Joel Santana, dispensado após derrota na primeira rodada do segundo turno para o Figueirense.

Com problemas nas laterais, durante o Brasileiro 2011, Gil Bahia e Gabriel Araújo ganharam oportunidades com Emerson Ávila, mas não conseguiram se firmar. O treinador deixou o comando da equipe sem conseguir nenhuma vitória, sendo substituído por Vágner Mancini, que conseguiu salvar o Cruzeiro do rebaixamento na última rodada, com goleada sobre o rival Atlético, por 6 a 1, e se manteve no cargo em 2012.

Não são apenas Gil Bahia, Gabriel Araújo e Bruninho que foram revelados pelo Cruzeiro e que foram emprestados ao Nacional de Nova Serrana. O goleiro Douglas Pires, o lateral direito Afonso, o zagueiro Luizão e o meia Kerlon, inventor do drible da foca, quando equilibra a bola na cabeça e passa pelo adversário, são outros exemplos.

Vinte e cinco jogadores estão participando da pré-temporada do Nacional, na Toca da Raposa I. Outros dois jogadores deverão se juntar ao grupo, nesta sexta-feira. No dia seguinte, sábado, Emerson Ávila comandará um treino técnico.

O Nacional seria o primeiro adversário do Cruzeiro, em 29 de janeiro, mas a Federação Mineira de Futebol adiou a partida para 16 de janeiro, porque o estádio Arena do Calçado, em Nova Serrana, não estaria pronto na data inicial. Dessa forma, o time celeste estreará em 5 de fevereiro, na Arena do Jacaré, contra o Guarani de Divinópolis, enquanto o Nacional começará sua jornada diante do Tupi, em 4 de fevereiro.