Topo

Vítima histórica de Marcos, Corinthians emite nota oficial ao goleiro; Ceni e SP se pronunciam

Marcos defende o pênalti de Marcelinho Carioca na semifinal da Libertadores 2000 - Arte UOL
Marcos defende o pênalti de Marcelinho Carioca na semifinal da Libertadores 2000 Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo*

05/01/2012 12h14

Um dia depois de o Palmeiras anunciar oficialmente a aposentadoria do goleiro Marcos, o Corinthians, talvez a principal vítima do ídolo alviverde ao longo de seus 20 anos de futebol, divulgou nota oficial parabenizando-o pela carreira e desejando sorte daqui pra frente.

“A direção do Sport Club Corinthians Paulista faz questão de parabenizar o goleiro Marcos pela brilhante carreira que encerrou-se (sic) ontem”, diz o texto divulgado no site do clube alvinegro. “Fora as rivalidades cotidianas, o Corinthians ressalta que sempre teve esse brilhante atleta como um rival respeitoso, desafiador e muito difícil de ser batido”.

A nota se encerra com desejos futuros. "Toda sorte do mundo na nova carreira que se inicia", embora Marcos ainda não tenha anunciado se continuará trabalhando com futebol ou se trilhará outro rumo.

As principais lembranças corintianas de Marcos não são boas. O goleiro foi o grande responsável pela queda alvinegra em duas edições seguidas da Copa Libertadores. Em 1999, na cobrança de pênaltis que definiu a vitória palmeirense nas quartas de final, Marcos viu Dinei acertar o travessão e depois ainda defendeu o chute de Vampeta.

No ano seguinte, nova disputa de pênaltis, agora valendo uma vaga na final do campeonato. E lá estava Marcos novamente no gol para aterrorizar os corintianos, mais precisamente um deles, Marcelinho. O 'Santo' defendeu a cobrança do 'Pé-de-anjo', o Palmeiras venceu por 5 a 4 e foi em busca do bicampeonato, perdendo, também nos pênaltis, o título para o argentino Boca Juniors.

São Paulo e Portuguesa também se pronunciam

O Corinthians não foi o único rival palmeirense a se manifestar pela aposentadoria de Marcos. O São Paulo também divulgou um grande comunicado oficial em que reuniu declarações do diretor de futebol Adalberto Batista, do atacante Luis Fabiano e, claro, de Rogério Ceni.

"É triste. O Marcos foi um grande companheiro de seleção e um grande adversário, de tantos clássicos. Ele sempre foi uma referência nos grandes jogos, eles valiam mais, pois contavam com atletas como ele. Desejo sorte e sucesso nesta nova etapa", comentou o goleiro-artilheiro, sempre comparado ao colega palmeirense.

Luis Fabiano falou de maneira mais descontraída. "Para mim, o Marcos é o jogador mais engraçado que eu conheci", disse o Fabuloso. "Tive a felicidade de jogar com ele. É um cara muito extrovertido, engraçado e brincalhão. Quero desejar muita felicidade nesta nova fase da vida, que possa realizar todos os desejos. O Marcos é um cara muito legal. É uma pessoa que por onde passou sempre deixou seu carisma e é adorado por todos".

"Jogadores como Rogério e Marcos são referências para seus clubes, pela identidade e tempo de casa. E o anúncio da aposentadoria dele deixa os admiradores do futebol chateados. São raros os exemplos como Rogério Ceni e Marcos. São referências como essas que fazem e sempre farão muita falta ao futebol. Desejamos toda sorte a ele nesta nova fase da vida", finalizou Adalberto Batista.

A Portuguesa, através de seu presidente, Manuel da Lupa, também aproveitou o seu site oficial para parabenizar o goleiro Marcospela brilhante carreira ao longo dos anos dedicados ao futebol brasileiro.

"O Marcos é, sem dúvida alguma, um dos grandes goleiros da História do nosso futebol. Foi com muita alegria que compartilhamos com ele a conquista da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Uma pessoa honesta, sincera e que, acima de tudo, tratou com muito respeito todas as agremiações, torcedores e profissionais do meio futebolístico. Com a sua aposentadoria, o Brasil eterniza mais um grande nome do nosso futebol", destacou o mandatário rubro-verde.

*Atualizada às 19h49