Topo

Com gritos e broncas de Luxemburgo, Flamengo começa a ganhar 'forma' para 2012

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Londrina (PR)

06/01/2012 21h39

O Flamengo ainda está na primeira semana de pré-temporada de 2012, mas o técnico Vanderlei Luxemburgo tem pressa para montar o time que vai disputar as primeiras competições do ano, como, por exemplo, a Libertadores. Nesta sexta-feira, na segunda atividade técnica com bola realizada em Londrina (PR), o treinador esboçou uma equipe titular. E tudo na base das orientações e, principalmente, gritos.

E tal rapidez na armação do time principal e nos trabalhos com bola possui uma justificativa: o pouco tempo de preparação antes do primeiro jogo contra o Real Potosí, da Bolívia, pela pré-Libertadores. O primeiro compromisso, na altitude de quase 4.000 metros da cidade boliviana, será já no próximo dia 25. Antes, porém, tem a estreia no Campeonato Carioca, contra o Bonsucesso, em 21 de janeiro, mas aí o problema não será maior porque a ideia é utilizar um time reserva.

Aliás, a própria comissão técnica admite que algumas etapas da pré-temporada precisarão ser queimadas. Isso porque o planejamento é o de embarcar para Potosí no dia 17, ou seja, duas semanas antes do confronto pela preliminar da Libertadores, justamente para se adaptar à elevada altitude do local.

O FLAMENGO NO TWITTER

Mas ainda sobre a equipe rascunhada por Vanderlei Luxemburgo nesta sexta-feira, Welinton e Alex Silva formaram a dupla de zaga. Já entre os volantes, a briga pela titularidade promete ser equilibrada. Airton, Willians, Maldonado e Luiz Antonio disputam duas vagas. A responsabilidade de criar, pelo menos a princípio, fica a cargo de Renato Abreu e Botinelli. Já como goleiro, o escolhido foi César, já que o camisa 1 Felipe deu apenas voltas ao redor do campo.

Em certo momento do treinamento, Luxa chegou a utilizar 13 jogadores ao mesmo tempo no time titular. A equipe que treinou junta por mais tempo foi a seguinte: César; Léo Moura, Welinton, Alex Silva e Júnior César; Airton, Maldonado, Willians, Bottinelli, Luiz Antonio e Renato, Ronaldinho e Deivid.