Topo

Presidente de associação de árbitros diz ver denúncias vazias contra diretor da CBF

Gutemberg de Paula deixou quadro da Fifa e passou a criticar o comando da arbitragem - Rudy Trindade/Folhapress
Gutemberg de Paula deixou quadro da Fifa e passou a criticar o comando da arbitragem Imagem: Rudy Trindade/Folhapress

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

06/01/2012 18h24

Retirado do quadro da Fifa para a temporada 2012, Gutemberg de Paula Fonseca detonou nesta sexta-feira a gestão da arbitragem do país, na figura do presidente da Comissão Nacional da CBF, Sérgio Correa, insinuando que a categoria é administrada sob práticas de corrupção. Mas o juiz do Rio de Janeiro por enquanto não encontrou adesão de classe em suas denúncias. 

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) afirmou que as críticas de Gutemberg de Paula ao diretor da CBF por enquanto não têm fundamento e podem ter origem exclusiva na mágoa do juiz pela exclusão do quadro da Fifa.

"A gente vai ainda ouvir o Sergio [Correa], ouvir a CBF. Mas, a dúvida fica em relação à forma como foi feita a denúncia. Ele perde o escudo da Fifa e sai atirando para tudo quanto é lado. A gente tem um pé atrás, por enquanto são denúncias vazias, sem provas, que podem a manchar a arbitragem brasileira como um todo", afirmou Marco Antonio Martins, presidente da Anaf.

"Não levo isso muito a sério, pode ter sido motivado pela angústia de ter perdido o escudo [da Fifa]", acrescentou o dirigente da associação dos árbitros.

Gutemberg de Paula Fonseca ganhou em 2011 o escudo da Fifa, que antes pertencia a Péricles Bassols, em razão de má fase técnica do segundo, em versão da direção da Anaf. Neste ano, a Comissão Nacional decidiu inverter o status e devolveu a condição de juiz internacional a Bassols.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, Gutemberg de Paula Fonseca afirmou que a Comissão Nacional de Arbitragem é dirigida com interferência política e de acordo com interesses pessoais de Sérgio Correa. O juiz citou uma conversa de 2010 com o diretor da CBF em que entendeu ter sido alvo de uma intervenção ética.

"Ele me disse antes do jogo em que o Corinthians ganhou por 5 a 1 do Goiás: 'é jogo do Timão, hein?' O que eu posso entender com isso? Que se o Corinthians não ganha, eu posso nunca mais ser escalado", disse Gutemberg à Jovem Pan.

O árbitro que faz a denúncia diz ter provas de atos de corrupção da direção da CBF e promete divulgá-las "para contribuir que essa sujeirada toda seja lavada".