Topo

Newcastle avança na Copa da Inglaterra com virada e gol aos 49min do 2º tempo

Do UOL, em São Paulo

07/01/2012 15h07

O Newcastle esteve bem próximo de ser surpreendido dentro de casa pela Copa da Inglaterra. Foi para o vestiário perdendo para o Blackburn, lanterna do Campeonato Inglês. Conseguiu empatar e seria obrigado a realizar um ‘replay’. Mas um gol aos 49min do segundo tempo assegurou a virada por 2 a 1 e a classificação à quarta fase da mais antiga competição de futebol de mundo.

O que chamava a atenção no tropeço em casa não era apenas a fraco desempenho do Blackburn na Premier League --apenas três vitórias em 20 rodadas. Mas o Newcastle está em sétimo lugar, brigando por uma vaga na Liga Europa, e vinha embalado pela boa vitória diante do vice-líder Manchester United.

Para completar, atuava em seu estádio, mesmo local onde bateu o Blackburn por 3 a 1, em setembro do ano passado, pelo primeiro turno da atual edição do Campeonato Inglês. Ou seja, não faltavam motivos para confiar em um novo resultado positivo.

Mas o Blackburn ‘ignorou’ todos esses detalhes no primeiro tempo. Foi para o intervalo vencendo (Goodwillie marcou). Na etapa final, o Newcastle se mandou para o ataque. Aos 25min, Ben Harfa definiu o suado empate. Os anfitriões não desistiram. E, aos 49min, Gutierrez definiu a virada e a vaga à próxima fase.

Ainda neste sábado, o Tottenham espantou uma zebra vinda da quarta divisão do futebol nacional. Sem sustos, o time londrino, que teve o goleiro brasileiro Gomes no banco de reservas, fez 3 a 0 no Cheltenham e também se classificou. Sua vitória foi praticamente definida no primeiro tempo, com gols de Defoe e Pavlyuchenko. Giovanni dos Santos selou a vaga no final do jogo.