Topo

São Paulo traz perfil 'rebatedor' pedido por Leão e abre disputa por vaga na zaga

Leão já admitiu que gosta de zagueiros "rebatedores" como Paulo Miranda e Edson Silva - Luiz Pires/VIPCOMM
Leão já admitiu que gosta de zagueiros 'rebatedores' como Paulo Miranda e Edson Silva Imagem: Luiz Pires/VIPCOMM

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

07/01/2012 06h00

O São Paulo buscou dois zagueiros no mercado da bola para esta temporada que possuem o perfil que o técnico Emerson Leão gosta: de jogo simples e ‘rebatedor’. Com isso, o clube tricolor inflou para seis o número de atletas do elenco no setor e abriu disputa por vaga de titular.

A DISPUTA NA DEFESA DO SÃO PAULO

Rhodolfo: Zagueiro caiu de rendimento no final da temporada e passou a ser questionado
João Filipe: Terá que provar a Leão que aprendeu com suas críticas e mudou o estilo de jogo
Paulo Miranda: Chega para alterar a má impressão deixada pela passagem pelo Palmeiras
Edson Silva: Terá que aplicar no São Paulo o estilo 'rebatedor' que o marcou no Figueirense
Luiz Eduardo: Terá que lutar contra o fato de ser inexperiente para impressionar o técnico
Bruno Uvini: Muito lesionado, teve poucas oportunidades em 2011 para provar o seu valor

Dos seis nomes, quatro possuem condições claras de figurar no onze inicial de Leão: Rhodolfo, João Filipe, Edson Silva e Paulo Miranda (os dois últimos vieram em 2012). Bruno Uvini e Luiz Eduardo correm por fora, pois foram integrados da base há pouco tempo.

Antes considerado titular absoluto, agora nem Rhodolfo terá esta garantia, pois caiu de rendimento no final da temporada, principalmente após não ter aceitado uma oferta para se transferir para o futebol europeu. O clube espera que, com concorrência maior, o zagueiro passe a se sentir ameaçado e renda mais com isso.

João Filipe também terá que se desdobrar para recuperar a confiança de Leão, pois o treinador fez declarações públicas de que não concordava com a sua forma de atuar em campo. Ele recriminou as constantes subidas ao ataque do defensor no último Brasileirão, e chegou a coloca-lo na reserva por conta disso.

Leão ainda não concedeu entrevista coletiva em 2012, nem sequer deu qualquer tipo de pista de como pretende aproveitar os seus zagueiros. Mas não será surpresa se Paulo Miranda e Edson Silva já começarem a temporada como titular, e os dois se dizem preparados para isso, apesar de adotarem um discurso diplomático.

“Sabemos que o São Paulo tem excelentes zagueiros. Todo mundo tem que brigar pelo seu espaço”, falou Paulo Miranda. “Em toda posição, os jogadores tem que brigar por seu lugar. Cabe ao treinador escolher quem esta melhor”, reforçou Edson Silva.