Topo

Manchester elimina o City com gol de costas em volta de Scholes após aposentadoria

Rooney comemora um de seus dois gols diante do Manchester City  - Paul Ellis/AFP
Rooney comemora um de seus dois gols diante do Manchester City Imagem: Paul Ellis/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/01/2012 12h54

Um clássico para entrar na história, e com destaque. Assim foi Manchester United x Manchester City neste domingo. O United levou a melhor, venceu o rival por 3 a 2 e avançou para a quarta fase da Copa da Inglaterra, mas o resultado se tornou apenas um dos atrativos da partida. Gol de costas, expulsão e pênalti polêmicos e o retorno de Paul Scholes após oito meses aposentado deram um caráter especial ao jogo.

Rooney foi o nome da partida. Abriu o placar para o United e fez também o terceiro gol, abrindo 3 a 0 antes mesmo do intervalo. E o primeiro gol foi, no mínimo, diferente: o atacante aproveitou cruzamento da direita e, de costas, cabeceou para o gol. Só depois ele viu que acertou o canto e saiu para comemorar.

Aos 11min, dois depois do gol, o City sofreu outro baque. O zagueiro belga Kompany deu um carrinho para desarmar Nani e roubou a bola. O lance foi perigoso, mas o árbitro Chris Foy entendeu que a jogada foi ainda mais grave e expulsou Kompany, para revolta do City.

O United não quis saber e partiu para cima. Ampliou aos 29min com um belo voleio de Welbeck e ampliou aos 39min novamente com Rooney, convertendo pênalti muito contestado pelo City. O atacante desperdiçou a cobrança, mas aproveitou o rebote.

Quando a partida parece definida, o City incendiou o jogo. Fez dois gols, com Kolarov e Agüero, e transformou todo ataque em sufoco para o United.

O time de sir Alex Ferguson, contudo, tinha um trunfo a seu favor. Para delírio dos torcedores, Paul Scholes voltou a jogar somente para ajudar o Manchester United.

Depois de oito meses aposentado, o veterano de 37 anos reestreou neste domingo, falhou no segundo gol do City, mas fez os fãs dos “diabos vermelhos” vibrarem com o retorno de um grande ídolo. Retorno premiado com a vitória suada sobre o arquirrival de Manchester.

RAMIRES FAZ DOIS GOLS NO FIM EM VITÓRIA DO CHELSEA

Com três gols nos últimos cinco minutos, o Chelsea conseguiu avançar em grande estilo à quarta fase da Copa da Inglaterra. O brasileiro Ramires, autor de dois gols, foi o destaque da vitória por 4 a 0 dos azuis sobre o Portsmouth neste domingo.

A equipe de Londres vencia por 1 a 0 até os 40min da etapa final, com gol de Mata. Foi quando Ramires desencantou. O ex-meio-campista do Cruzeiro marcou aos 40min e aos 42min e ainda viu Lampard fechar a contagem aos 45min.