Topo

Henry marca na reestreia pelo Arsenal e classifica equipe na Copa da Inglaterra

Thierry Henry comemora o gol da vitória do Arsenal, em sua reestreia pela equipe - REUTERS/Eddie Keogh
Thierry Henry comemora o gol da vitória do Arsenal, em sua reestreia pela equipe Imagem: REUTERS/Eddie Keogh

Do UOL, em São Paulo

09/01/2012 19h36

Quatro anos e meio depois, Thierry Henry voltou a fazer a festa da torcida do Arsenal. Nesta segunda-feira, em sua reestreia pela equipe inglesa, o atacante saiu do banco de reservas para marcar o gol da vitória dos Gunners sobre o Leeds United, pela terceira fase da Copa da Inglaterra. O triunfo por 1 a 0 classificou o time à próxima fase, evitando a necessidade da segunda partida. 

Henry entrou em campo aos 22 minutos do segundo tempo, quando a torcida já se manifestava na arquibancada e pedia a presença dele em campo, já que o Arsenal não conseguia abrir o placar, contra uma retranca armada pelo Leeds. Onze minutos depois, o francês recebeu um passe preciso dentro da grande área, e, com categoria, chutou no canto do goleiro rival. Festa dos torcedores, entre eles, o astro David Beckham, presente no Emirates Stadium para prestigiar o amigo. 

No primeiro tempo, sem a estrela da noite em campo, o Arsenal conseguiu fazer sua superioridade durante os 45 minutos. Enquanto o Leeds tentava apenas se defender, a equipe do técnico Arsene Wenger martelou a defesa rival durante a maioria do tempo. Porém, esbarrou na má pontaria de seus jogadores, que quase não acertaram o gol. O russo Arshavin teve pelo menos duas boas oportunidades de abrir o placar, mas não aproveitou. Enquanto isso, na arquibancada, os torcedores 

A etapa complementar teve um panorama bastante parecido com a inicial. O Arsenal, empurrado pela torcida, seguiu pressionando e fez um jogo de ataque contra defesa. Aos 10 minutos, os donos da casa já tinham desperdiçado três chances de sair na frente. Enquanto isso, o Leeds, perdido em campo, errava muitos passes e dava contra-ataques para os adversários. Aos 22, Arsene Wenger levou a torcida ao delírio ao chamar Henry. Em campo, o atacante pouco tocou na bola até os 33. Bastou o primeiro toque efetivo para a rede balançar. 

Na frente do placar, o Arsenal ainda teve mais duas oportunidades para ampliar, mas voltou a falhar nas finalizações. O 1 a 0, porém, já era suficiente para a classificação e para a festa da torcida, principalmente por Henry ter marcado no reencontro. 

Depois do apito final, o atacante francês não quis trocar a camiseta com um jogador rival, pela importância da partida em sua carreira.