Topo

Mancini compara reformulação do elenco a início da era Adilson Batista no Cruzeiro

Volante colombiano Diego Arias foi um dos reforços anunciados pelo Cruzeiro - Pedro Vilela/Vipcomm
Volante colombiano Diego Arias foi um dos reforços anunciados pelo Cruzeiro Imagem: Pedro Vilela/Vipcomm

Guyanne Araújo

Do UOL, em Belo Horizonte

09/01/2012 06h05

Para o técnico Vágner Mancini, a reformulação do elenco do Cruzeiro nesta temporada faz lembrar a estratégia adotada pelo clube mineiro no início de 2008, quando começou a era Adilson Batista na Toca da Raposa. Naquela ocasião, chegaram jogadores importantes ao clube mineiro, muitos dos quais já saíram.

CRUZEIRO TERÁ CARAS NOVAS EM 2012

  • Washington Alves/Vipcomm

    Vágner Mancini crê que as mudanças no elenco celeste deixarão a equipe mais competitiva

“Estamos em uma fase de remodelação, o Cruzeiro é um time que vinha jogando há quatro anos de uma forma. Se formos fazer uma análise, em 2007 para 2008, aconteceu exatamente a mesma coisa. O Cruzeiro modificou sua equipe e é o que estamos tentando fazer agora. Tivemos a saída de alguns atletas mais experientes, estamos tentando compensar com uma equipe bem competitiva”, observou Vágner Mancini.

Em 2008, Adilson Batista assumiu o time celeste e iniciou a montagem do elenco, com a contratação dos volantes Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique, que estavam entre os primeiros a chegar ao clube. Naquele ano ainda, o Cruzeiro repatriou o atacante Thiago Ribeiro. Coincidentemente, esses quatro jogadores já deixaram a Toca da Raposa.

Henrique e Thiago Ribeiro saíram ainda durante a temporada 2011. O primeiro foi contratado pelo Santos, enquanto o segundo se transferiu para o Cagliari, da Itália. Marquinhos Paraná e Fabrício, atualmente no São Paulo, não renovaram o contrato e deixaram o Cruzeiro no início deste ano.

Sob o comando de Adilson Batista, o Cruzeiro foi campeão mineiro de 2008 e 2009 e vice-campeão da Libertadores de 2009. Com boas campanhas no Brasileirão, o time celeste, sempre brigando nas cabeças, conquistou vaga na Libertadores em 2008, 2009 e 2010.

VEJA COMO FOI A APRESENTAÇÃO DE DIEGO ARIAS


Depois da campanha ruim no segundo turno do Brasileirão 2011, em que o Cruzeiro se livrou do rebaixamento na última rodada, a diretoria decidiu reformular o elenco. Ainda em dezembro, foram anunciados sete contratações, já com Gilvan de Pinho Tavares à frente do clube, como sucessor de Zezé Perrella.

A diretoria celeste contratou os volantes Amaral (ex-América-MG), Rudnei (ex-Ceará), Marcelo Oliveira (ex-Atlético-PR) e o colombiano Diego Arias, que veio do Paok, da Grécia, o lateral esquerdo Gilson, que também defendeu o América-MG em 2011, e os zagueiros Mateus, campeão da Série B com a Portuguesa, e Thiago Carvalho (ex-Boa Esporte).

O Cruzeiro busca reforços para o ataque. Dois atacantes estão mais próximos de acertar. Walter, que já acertou as bases salariais, aguarda a confirmação do Porto, que detém seus direitos econômicos, para se representar ao clube mineiro. O outro é Osvaldo, ex-Ceará, cuja liberação depende do Al Ahli, dos Emirados Árabes.

Vágner Mancini mostrou-se satisfeito com as caras novas na Toca da Raposa. “Hoje, posso dizer que temos uma equipe montada para uma forma de jogo bem definida, mesmo que tenha algumas variações de jogo, mas que seja uma equipe extremamente competitiva. O torcedor pode esperar isso do Cruzeiro, é sempre bom iniciar com toda estrutura a sua disposição, dá para ser feita uma coisa de alto nível”, afirmou o treinador.