Topo

Após impasse sobre rescisão com Santos, Jean Chera assina com o Flamengo por 3 anos

Jean Chera assinou contrato de três anos com o Fla e já posou para foto com a camisa do clube - Ademir Quintino/ Divulgação
Jean Chera assinou contrato de três anos com o Fla e já posou para foto com a camisa do clube Imagem: Ademir Quintino/ Divulgação

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Londrina (PR)

11/01/2012 20h03

Após inúmeras dúvidas relacionadas ao seu tumultuado desligamento do Santos e a sua transferência para a Europa, o meia Jean Chera, de apenas 16 anos, finalmente assinou seu contrato com o Flamengo. O jogador, que já tinha acertado as bases com o clube em novembro, firmou um vínculo de três anos. Com o novo compromisso, o rubro-negro passa a ter 50% dos direitos econômicos do atleta, que detém a outra metade.

O imbróglio para a assinatura do novo contrato se deu porque o departamento jurídico do Flamengo queria ter certeza que a chegada de Chera não iria trazer problemas ao clube. A família do jogador ainda tenta se acertar com o time da Vila Belmiro, que cobra uma indenização pelo investimento feito em Jean. Na época, o atleta recebia cerca de R$ 30 mil por mês.

"Estou muito feliz por retornar ao país e principalmente por defender um clube da grandeza e da representatividade do Flamengo. Agradeço as pessoas que fizerem de tudo para que eu vestisse a camisa rubro-negra. Principalmente a presidente Patricia Amorim, ao técnico Vanderlei Luxemburgo e toda diretoria do clube que acreditaram e apostaram no meu futebol", comemorou o jovem.

Em função do impasse para a assinatura do contrato com o novo clube, Jean Chera ficou impossibilitado de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Flamengo. Sua estreia com a camisa rubro-negra será na Copa Santiago, torneio que será disputado pelo time sub-17 no Rio Grande do Sul, no fim de janeiro, justamente contra seu ex-time, o Santos. Caso agrade à comissão técnica, a tendência é que o jovem se junte ao elenco profissional em breve. 

QUEM É JEAN CHERA?

Nome: Jean Carlos Chera

Nascimento: 12/05/1995, em Vera (MT)
Posição: Meio-campistaClubes que atuou: Adap e Santos

Relembre a trajetória de Chera

Jean Chera deixou o Santos em março de 2011 após desentendimentos com a diretoria alvinegra. Tido como o jogador mais valioso da base santista pós-Neymar, o jovem já treinava com a equipe juvenil (sub-17) desde o ano passado mesmo com 15 anos. Ele ganhava o maior salário da categoria, cerca de R$ 30 mil.

O acerto com o Genoa-ITA ocorreu em maio. A ideia da família era fazer uma ponte para clubes de maior expressão na Europa. Para defender a equipe italiana, Jean Chera receberia 400 mil euros. Após o vínculo de três anos, o jogador ainda teria acertada a prorrogação automática por mais dois anos.

No entanto, o processo de adaptação não ocorreu conforme o esperado, além de existir no contrato uma cláusula que admitia a rescisão em caso de o passaporte comunitário não ficar pronto. Por a Fifa proibir a transferência de atletas estrangeiros com menos de 18 anos, o Genoa chegou a empregar os pais de Chera. Na teoria, o jovem havia seguido para a Itália apenas para acompanhá-los.