Topo

Bola do Gauchão 2012 é rosa e vira piada entre os jogadores da dupla Gre-Nal

Bola com detalhes em cor de rosa e vira motivo de piada entre os jogadores da dupla - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Bola com detalhes em cor de rosa e vira motivo de piada entre os jogadores da dupla Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Gramado (RS) e Bento Gonçalves (RS)

12/01/2012 06h01

A bola que será utilizada para disputa do Campeonato Gaúcho de 2012 chama atenção pela cor. Predominantemente branca, ela tem detalhes em rosa, algo incomum no esporte. A tonalidade não preocupa, mas virou motivo de piada entre os jogadores da dupla Gre-Nal, que testam o equipamento durante a pré-temporada.

  • Divulgação/AI Inter

    A bola rosa, nos pés de Guiñazu, foi "respeitada" pelos vermelhos e virou piada entre os gremistas

Tanto gremistas quanto colorados se adaptam à bola durante os treinos. Para Gramado, onde o clube vermelho realiza pré-temporada, foram levadas 30 bolas do Gauchão e outras 30 da Libertadores. Já no Grêmio, todas seguem o modelo estadual.

Quando o assunto virou-se para a bola durante a entrevista coletiva dos goleiros do Grêmio, na manhã desta quarta-feira, eles sorriram muito. Constrangidos, não criticaram o objeto de trabalho, mas brincaram muito.

"Rosa? Hmmmmm...", brincou Victor sorridente. "Mas é basicamente a mesma bola do ano passado. Rápida, que favorece o chute de longe. Pela cor não deve atrapalhar, temos que esperar para ver. Até porque é predominantemente branca", explicou o camisa 1 do time tricolor.

No Inter o clima de seriedade impediu colocações jocosas. "Ela é parecida com de outros estaduais. Não temos que reclamar, tem que se acostumar. Depois vamos ter outras bolas. O que facilita é que estamos trabalhando com ela desde o começo da pré-temporada", disse Bolívar. Ninguém teceu comentários animados, como feito no rival.

"Ainda não trabalhamos com ela à noite, mas fizemos um pacto de não reclamar da bola", revelou o goleiro Marcelo Grohe. "É igual a do ano passado. Eu achei bonita sim... Sempre acho bonito", disse antes de cair na gargalhada.

Motivos não faltarão para piadas prontas em relação a bola do Campeonato Gaúcho. O modelo é S11 Pro, da marca Penalty. Segundo a produtora, a confecção da bola foi feita com o que há de mais moderno no esporte. A tonalidade, porém, já virou motivo para muitas brincadeiras. Mas não só o Gauchão receberá este material. O Campeonato Catarinense, por exemplo, será disputado com o mesmo modelo.

O Internacional teve jogo antecipado na abertura do Campeonato Gaúcho. O time vermelho estreia dia 18, contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale.  Já o Grêmio recebe o Lajeadense no dia 21, no Olímpico. A competição dura até maio.