Topo

Rivaldo ajuda projeção política de magnata casado com sobrinha do presidente de Angola

Rivaldo já foi o número 1 do mundo e, perto dos 40 anos, leva sua fama para Angola - Vipcomm
Rivaldo já foi o número 1 do mundo e, perto dos 40 anos, leva sua fama para Angola Imagem: Vipcomm

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

14/01/2012 06h00

Ex-melhor do mundo, o brasileiro Rivaldo foi apresentado na sexta-feira como reforço do Kabuscorp, atual vice-campeão de Angola. Após levar recentemente sua reputação ao incipiente futebol do Uzbequistão, o meio-campo de 39 anos acertou contrato de uma temporada e servirá como espécie de garoto-propaganda para a projeção política do presidente do clube.

RIVALDO EM ANGOLA

  • Simon Cross/Getty Images

    Rivaldo defendeu o Bunyodkor, do Uzbequistão, entre 2008 e 2010

  • Reprodução

    Kangamba (dir.) posa com a esposa e o presidente de Angola

Além de presidir o Futebol Kabuscorp Clube do Palanca, Bento dos Santos "Kangamba" é homem bem-sucedido em outros ramos de atividade no país. Militar na reserva, com a patente de general, o cartola de 47 anos dirige as Organizações Kabuscorp, empresa com mesmo nome do time de futebol.

Kangamba ainda está ligado à extração de minério no país, mas é melhor conhecido nacionalmente pela atuação na política local, vinculado à situação presidencialista de José Eduardo dos Santos, que governa o país africano desde 1979. O cartola também mantém relações pessoais com o mandatário, pois é casado há pouco mais de um ano com a sobrinha do chefe de estado, Avelina Escórcio dos Santos.

O presidente do Kabuscorp é integrante do partido MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), que participou da independência de Angola em relação a Portugal em 1975 e domina a cena local desde então [81% nas últimas eleições legislativas, em 2008]. Hoje, é visto como uma figura em ascensão no contexto político do país e homem forte da legenda que defende, cotado inclusive entre os possíveis sucessores José Eduardo dos Santos no futuro.  

No comando do Kabuscorp, Bento Kangamba é comparado ao magnata russo Roman Abramovich, que mudou a história do Chelsea na Inglaterra na última década com uma injeção de dinheiro sem precedentes no futebol europeu, em fortuna alegadamente de origem da indústria petrolífera russa.

"É uma espécie de Abramovich do Kabuscorp, guardada as devidas proporções. Mas tem dinheiro e investe bastante no clube", diz Antônio Rodrigues, jornalista da Rádio 5, de Angola.

O Kabuscorp foi fundado em 1994 e é apontado pela imprensa da Angola como o único que não depende de dinheiro do governo para se sustentar. Foi vice-campeão da temporada 2011, tem estádio próprio para 14 mil torcedores e é considerado a terceira força do futebol local.

"É um equipo que arrasta muita gente, tem muitos seguidores. É do bairro de Palanca, em Luanda [capital do país]. Só não é mais forte que o Petro Luanda, da indústria do petróleo, e o 1º de agosto, patrocinado pelos militares", conta Domingos Kitumba, também jornalista da Rádio 5, que esteve na apresentação de Rivaldo na sexta-feira.

A estreia da estrela brasileira pelo Futebol Kabuscorp Clube do Palanca ainda não tem data definida. Os clubes do país estão em recesso, já que a temporada nacional começa apenas no mês de março. 

Durante a apresentação oficial na última sexta, Rivaldo prometeu bastante empenho com sua nova camisa. Em seu discurso no evento, ao lado do ídolo internacional, Kangamba comemorou a façanha da contratação e minimizou o fato de o novo reforço completar 40 anos em abril.

"Todos os clubes angolanos estão a se reforçar, não poderíamos ficar atrás. Surgiu esta oportunidade de contratarmos o Rivaldo e estamos empenhados nisso. Falam muito da idade, mas um jogador com a qualidade e experiência de Rivaldo tem ainda muito a dar ao futebol", afirmou o presidente do Kabuscorp na cerimônia.

Esta não é a primeira aventura de Rivaldo em um país de peso irrelevante no futebol internacional. Entre 2008 e 2010, também seduzido por uma boa oferta financeira, o pentacampeão mundial defendeu o Bunyodkor, do Uzbequistão. Através do Twitter, o brasileiro afirmou que em Angola seu "propósito vai além do futebol".