Topo

Corinthians titular sobra, mas reservas salvam Fla e empatam amistoso por 2 a 2

Liedson, do Corinthians, domina a bola diante da marcação do Flamengo durante o jogo  - GUSTAVO SAWADA/AE
Liedson, do Corinthians, domina a bola diante da marcação do Flamengo durante o jogo Imagem: GUSTAVO SAWADA/AE

Do UOL, em São Paulo

15/01/2012 17h57

O Corinthians viajou até Londrina e viu seus titulares vencerem o time principal do Flamengo por 2 a 0, com sobras. No segundo tempo do amistoso, porém, os reservas do clube carioca souberam reagir. Com gols de Negueba e Bottinelli, o time B de Vanderlei Luxemburgo salvou Ronaldinho Gaúcho e companhia e garantiu o empate por 2 a 2.

O resultado final alivia o jogo que, no intervalo, parecia o prenúncio de mais crise no Flamengo. O time titular viu o Corinthians dominar, criar mais chances e vencer com certa facilidade. Para piorar, Ronaldinho Gaúcho quebrou o silêncio e admitiu que pode não viajar para a pré-temporada na Bolívia, onde os rubro-negros estrearão na pré-Libertadores.

MELHORES MOMENTOS

Primeiro tempo
12 min - Deivid avança pela direita com liberdade e encontra Itamar completamente livre no segundo pau. De frente para o gol, ele cabeceia para fora e perde um gol incrível.
26 min - GOOOLLL DO CORINTHIANS!! Airton é desarmado na entrada da área do Flamengo e a bola sobra para Alex, que chuta forte de esquerda no ângulo direito de Felipe, que não teve chances.
46 min - GOOOLLLL DO CORINTHIANS!!! Liedson recebe de costas para Wellington dentro da área, gira em cima do zagueiro e bate rasteiro no canto direito.
Segundo tempo
23 min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Lucas faz bela jogada e põe Bottinelli na cara do gol. O argentino toca com categoria por cima de Danilo e diminui.
36 min - GOOLLLL DO FLAMENGO!!! Depois de um cruzamento de Magal, zaga do Corinthians falha e Negueba recebe livre para bater na saída de Danilo e empatar.
46 min - UUHHH!!! Negueba recebe nas costas da defesa com muita liberdade, mas tenta colocar por cima de Danilo e perde grande chance mandando para fora.

"Teoricamente era para a gente apresentar uma evolução em relação ao jogo com o Londrina, mas não foi isso o que aconteceu. Faltou um pouco de vontade. A gente tem de pensar que apesar de todo o extra-campo temos uma torcida para representar", disse Alex Silva, lembrando o 1 a 0 suado do último amistoso do time rubro-negro. 

Sob muito calor e em minoria na arquibancada, o time rubro-negro titular sofreu com Fábio Santos e Emerson jogando com liberdade nas costas de Léo Moura. Sob pressão, a zaga rubro-negra errava muito e entregou o primeiro gol corintiano aos 26 minutos, quando Airton perdeu a dividida para Liedson ao tentar sair jogando. Na sobra, Alex acertou um belo chute no ângulo de Felipe, que não teve chance.

O placar adverso não mudou o Flamengo, que seguia correndo riscos na direita de sua defesa. Aos 46 minutos, foi dali que Liedson recebeu um cruzamento e, com certa liberdade, girou em cima de Wellington e chutou rasteiro para ampliar.

O Flamengo, por sua vez, fechou 45 minutos praticamente em branco no ataque, mesmo com o Corinthians muito desatento nos contra-ataques. A exceção foi uma jogada com Deivid, no início do jogo, em que Itamar perdeu um gol incrível de cabeça.

A escalação dos reservas para o segundo tempo parecia ser decisiva. O Corinthians de Cleber Xavier (Tite ainda se recupera de uma cirurgia de hérnia) usou um time com Chicão, Jorge Henrique, Willian e Adriano. Já o Flamengo apostou em jovens, com Muralha e Negueba como grandes destaques.

O domínio paulista do primeiro tempo, então, virou fumaça. Com muita vontade, o Flamengo passou a levar perigo ao Corinthians, especialmente com a boa atuação de Bottinelli, que roubou a cena. Foi o próprio argentino quem diminuiu a diferença aos 23 minutos, completando bela tabela com Lucas por cima do goleiro Danilo.

Aos 36 minutos, Magal fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Depois de um desvio no primeiro pau, Wallace deixou Negueba livre para dominar e empatar a partida.

Agora, os cariocas se preparam para a viagem para a Bolívia, nesta segunda-feira, onde decidem seu futuro na pré-Libertadores. Já o atual campeão brasileiro encara a Portuguesa em um amistoso no meio de semana antes da estreia no Paulistão, contra o Mirassol, no próximo sábado.

FLAMENGO
Felipe (João Vitor), Léo Moura (João Felipe), Alex Silva (David Braz), Welington (Gustavo) e Júnior César (Magal); Airton (Luiz Antonio), Willians (Camacho), Renato Abreu (Muralha) e Ronaldinho Gaúcho (Botinelli); Itamar (Negueba) e Deivid (Lucas)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORINTHIANS
Júlio César (Danilo), Alessandro (Nene Bonilha), Paulo André (Chicão), Leandro Castán (Wallace) e Fábio Santos (Ramon); Ralf (William Arão), Paulinho (Edenílson), Alex (Ramirez) e Danilo (Jorge Henrique); Emerson (Willian) e Liedson (Adriano)
Técnico: Cleber Xavier

Local: Estádio do Café, Londrina (PR)
Arbitragem: Leandro Júnior Hermes, Rafael Trombeta e Adair Carlos Mondini
Cartões: Paulo André (Corinthians), João Felipe, Gustavo e Muralha (Flamengo)
Gols: Alex (26 min do 1ºT), Liedson (46 min do 1ºT), Bottinelli (23 min do 2ºT) e Negueba (36 min do 2ºT)