Topo

Luxa questiona 'ameaça' de R10 e diz que não vê comprometimento no grupo do Fla

Vanderlei não gostou das declarações de Ronaldinho sobre viagem à Bolívia - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Vanderlei não gostou das declarações de Ronaldinho sobre viagem à Bolívia Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Londrina (PR)

15/01/2012 19h02

Além do descontentamento com os jogadores dentro de campo, Vanderlei Luxemburgo comprovou que a situação também é bem complicada fora das quatro linhas no Flamengo. Visivelmente incomodado com o impasse envolvendo a ida de Ronaldinho Gaúcho para a Bolívia, onde o time encara o Real Potosí pela pré-Libertadores no próximo dia 25, o treinador rubro-negro questionou as cobranças do camisa 10.

Assis recua em reunião com o Flamengo e garante presença de Ronaldinho na Bolívia

  • Júlio César Guimarães/ UOL

    Apesar de toda o impasse envolvendo a ida de Ronaldinho Gaúcho à Bolívia, onde o Flamengo enfrenta o Real Potosí, o craque está garantido na delegação rubro-negra que embarca para o país sul-americano nesta segunda-feira. Após uma reunião na tarde deste domingo, em Porto Alegre, com representantes do rubro-negro, o irmão e empresário do craque, Assis, recuou na ameaças feitas ao clube e confirmou a participação do jogador na partida do próximo dia 25 de janeiro, pela pré-Libertadores.

Segundo Luxa, muitos jogadores também têm dívidas a receber e nem por isso estão ameaçando não viajar. "Essa situação incomoda. Existe uma pendência com o Ronaldo e todos sabem, mas o foco aqui deveria ser outro. Tem muito jogador precisando receber, alguns com valores até mais altos, e nem por isso estão reclamando ou ameaçando não viajar. É delicado isso, não é legal", disse Luxemburgo, deixando claro que a comissão técnica não gostou nada da postura do Gaúcho, acrescentando.

"Infelizmente, todas essas situações atrapalham o projeto que temos aqui dentro. Queremos focar no campo, mas é muito problema fora dele. Além de tudo, quando fui tentar contemporizar, ganhei um "cala a boca". Vou evitar falar disso a partir de agora. Depois desses jogos da Libertadores, com calma, vou sentar e explicar tudo que aconteceu aqui (Londrina)", salientou o enigmático treinador, deixando claro que a pré-temporada foi prejudicada pelos problemas de bastidores.

A gota final para o desabafo de Luxemburgo foi a partida deste domingo, no empate por 2 a 2 contra o Corinthians. O jogo, que deveria fechar um ciclo de preparação no Brasil antes da viagem para a disputa da competição sul-americana, expôs o péssimo momento dos principais jogadores do Flamengo, que foram derrotados por 2 a 0 nos 45 minutos que estiveram em campo. Para Vanderlei, falta comprometimento ao grupo.

"Hoje, sinceramente, eu não vejo comprometimento no meu grupo. Está muito difícil trabalhar assim. São muitas coisas acontecendo e não vejo os jogadores focados. É muita informação truncada lá dentro (do clube) e isso tira a atenção do atleta. Mesmo assim, vamos tentar colocar o clube na fase de grupos da Libertadores", concluiu o treinador rubro-negro.

Antes defensor do elenco, Vanderlei Luxemburgo mostra que já não tem mais a mesma paciência com as últimas atitudes de seus jogadores. Inconformados com a falta de pagamento, os atletas rubro-negros também não fazem questão de esconder o descontentamento dentro de campo.

Antes restrito aos treinamentos, o comportamento foi notado também no amistoso deste domingo. Ainda que tentassem justificar a falta de vontade com o calor em Londrina, Ronaldinho e cia. não passaram nem perto das atuações do último ano.

Ainda assim, o diretor de futebol do clube, Luiz Augusto Veloso, garantiu que está "tudo ótimo". O cartola tentou evitar a polêmica e prometeu que os vencimentos atrasados serão quitados nos próximos dias, antes da partida decisiva na Libertadores. No entanto, caso o clube não chegue a um acordo com a Traffic sobre o contrato de Ronaldinho até esta segunda-feira, o jogador ameaça não esperar mais e pode até deixar de viajar com o grupo para a Bolívia.

Além do camisa 10, os zagueiros Alex Silva e Welinton, o lateral Léo Moura, e o atacante Deivid, este com uma dívida superior a R$ 6 milhões, também esperam receber os salários atrasados.