Topo

Hernanes atribui jejum de títulos do São Paulo a mudanças e planeja volta após os 30

Base do tri foi desfeita, diz o ex-são paulino Hernanes, em alta na Lazio - AP Photo/Gregorio Borgia
Base do tri foi desfeita, diz o ex-são paulino Hernanes, em alta na Lazio Imagem: AP Photo/Gregorio Borgia

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

16/01/2012 12h01

Hernanes esteve presente nas últimas duas conquistas do São Paulo: os títulos do Brasileirão de 2007 e 2008. O clube não é campeão há três anos. Em entrevista ao UOL Esporte, o meio-campista curte a boa fase na Lazio, mas mantém o lado tricolor. Ele não encontra explicações para o jejum do time do Morumbi, mas diz acreditar que a reformulação do elenco que conquistou o tricampeonato brasileiro (2006 a 2008) possa ter pesado.

Negociado para a Lazio em agosto de 2010, Hernanes se firmou na equipe italiana e pretende ficar na Europa pelo menos até 2015. Ou seja, o atleta de 26 anos vislumbra voltar ao Brasil depois dos 30 anos, preferencialmente para o São Paulo.

“Durante três anos tivemos uma equipe que manteve a base e por isso o esquema de jogo já era definido. Me lembro que mesmo quando o São Paulo não era campeão, estávamos na briga, em segundo, terceiro. É normal um período sem conquistas, faz parte de uma reestruturação da equipe, que precisa encontrar um novo jeito de jogar com os novos jogadores”, analisou Hernanes, eleito o melhor jogador do Brasileirão de 2008.

Na Itália, o brasileiro está com o moral alto na Lazio. Ele marcou um gol de pênalti na vitória do time sobre a Atalanta por 2 a 0, neste domingo, jogo em que saiu ainda no 1º tempo devido a dores na panturrilha.

  • Rubens Cavallari/Folha Imagem

    Hernanes conquistou dois títulos brasileiro com o São Paulo, atuando como volante e armador

  • Vipcomm

    Hernanes abraça Ceni em seu último contato com o elenco antes de seguir para Lazio, em 2010

Por e-mail, Hernanes respondeu sobre seu momento na Itália, a adaptação da família ao país europeu e os planos na seleção de Mano Menezes.

UOL Esporte: O mercado brasileiro dá sinais de força em meio à crise econômica na Europa. Vários atletas de ponta ficaram. Existe a possibilidade de você retornar ao futebol brasileiro?

Hernanes: Retornar agora não está nos meus planos. Estou feliz aqui na Itália e quero, no mínimo, completar cinco anos aqui na Europa.

UOL Esporte: O que o São Paulo precisa para retomar o rumo dos títulos? Você pensa em voltar a jogar no clube? 

Hernanes: Acredito que esse ano vai ser bem melhor, a equipe já tem uma base. O São Paulo tem um lugar especial no meu coração por tudo que me ofereceu e hoje sou um torcedor do clube. Seria muito legal retornar ao clube após a minha passagem pela Europa.

UOL Esporte: Você acabou sendo expulso de um amistoso da seleção diante da França e demorou a retornar ao time do técnico Mano Menezes. No entanto, seu nome voltou à lista de convocados contra Gabão e Egito. Até que ponto essa opção da Lazio em te deixar alguns jogos na reserva pode te prejudicar em novos chamados na seleção?

Hernanes: Na Europa o revezamento é normal, os clubes têm elencos com muitos jogadores. Acho que o importante é estar bem e manter boas atuações quando estiver em campo, mantendo uma boa média.

HERNANES FAZ GOL, ASSEGURA VITÓRIA DA LAZIO EM ROMA E SAI LESIONADO

  • AP

UOL Esporte: A Lazio briga pelo título do Italiano e disputa a próxima etapa da Liga Europa. Como você avalia o momento da equipe italiana?

Hernanes: Demos uma arrancada no início muito boa no Italiano e na Liga Europa. Depois não tivemos o mesmo ritmo. Mas no contexto geral, acredito que o momento da equipe é bom, mas que pode ser ainda melhor se tivermos a ambição de conquistar coisas importantes nessa temporada.

UOL Esporte: E a adaptação da família na Itália? O que seus filhos mais gostam de comer e passear em Roma? Qual passatempo preferido da família?

Hernanes: A adaptação da família foi muito boa desde o começo. Gostamos muito de sair para jantar. Meus filhos adoram pizza, e por incrível que pareça começaram a gostar de sashimi aqui. Meu filho Ezequiel sempre me pergunta se vou comprar salmão [risos]. Também gostamos bastante de fazer passeios com as crianças em parques aqui de Roma e no zoológico.