Topo

Corinthians desiste de Cristian, e reserva de Ralf e Paulinho deve vir da base

Plano de arrecadar dinheiro com torcedores para trazer Cristian de volta não saiu do papel - Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Plano de arrecadar dinheiro com torcedores para trazer Cristian de volta não saiu do papel Imagem: Mastrangelo Reino/Folha Imagem

Carlos Padeiro

Do UOL, em São Paulo

17/01/2012 20h05

A diretoria do Corinthians jogou a toalha no sonho de repatriar o volante Cristian. O projeto idealizado por uma empresa de iniciar uma campanha para arrecadar fundos e tirar o meio-campista do Fenerbahce, da Turquia, não vingou.

“O Cristian não vem mais. O clube turco não quer liberá-lo”, informou o presidente Roberto de Andrade, na tarde desta terça-feira.

Na semana passada, Tite disse que precisava de um volante para fechar o elenco e pediu Cristian, atleta identificado com a torcida pela passagem no Timão em 2008 e 2009. A solução agora pode estar na base. A dupla Fernando Gomes e Anderson tem se destacado na Copa São Paulo de Juniores.

O treinador, porém, ainda torce pela chegada do experiente meio-campista. “Estamos acompanhando. O Anderson já treinou com a gente. O Gomes treinou como zagueiro. Mas temos a necessidade para botar pressão no Paulinho e no Ralf. Vamos torcer para ele [Cristian] parar de fazer gols lá [na Turquia] e ter uma reviravolta”, comentou o treinador, sobre o plano de criar uma sombra para os volantes titulares.

A cúpula alvinegra apostava em um projeto com apoio de torcedores para comprar os direitos econômicos de Cristian. O modelo é chamado crowdfunding ou “financiamento pela multidão”, em que várias pessoas se unem e colaboram com pequenas quantias. O objetivo era ganhar a adesão dos corintianos e conseguir os R$ 16 milhões exigidos pelo Fenerbahce.

Um vídeo, no qual o meio-campista convoca os torcedores para a campanha, vazou na internet e teria irritado os dirigentes turcos.

“É uma empresa independente que tentou fazer esse negócio novo. O Corinthians foi escolhido como o clube para ele voltar, e o Cristian foi o escolhido depois de uma pesquisa com os torcedores”, explicou Andrade.