Topo

Na novela da Taça das Bolinhas, Flamengo vence mais um capítulo do São Paulo

A Taça das Bolinhas tem sido objeto de disputa entre Flamengo e São Paulo desde o ano passado - Divulgação
A Taça das Bolinhas tem sido objeto de disputa entre Flamengo e São Paulo desde o ano passado Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/01/2012 18h38

A interminável novela da posse da Taça das Bolinhas teve mais um capítulo nesta terça-feira. A 18ª Câmara Cível do Rio de Janeiro negou o recurso do São Paulo contra a decisão de devolução do troféu à Caixa Econômica Federal. Com isso, o objeto de desejo dos dois clubes deve ser entregue pelo clube paulista, que tenha a posse da taça desde fevereiro do ano passado.

Além disso, o São Paulo não poderá entrar com outro recurso para manter a Taça no Morumbi. Caso isso aconteça, o clube paulista pode ser acusado de má fé, podendo inclusive receber uma multa por conta de um novo pedido.

Esta briga entre São Paulo e Flamengo para ter a posse do troféu dura desde 2010, quando a CBF reconheceu o São Paulo como primeiro pentacampeão do Campeonato Brasileiro, o que lhe daria direito de receber a Taça, confeccionada pela Caixa Econômica Federal. No entanto, o clube carioca alega que o objeto lhe pertence desde 1992, quando venceu seu quinto título  nacional.

Desde então, Flamengo e São Paulo travam uma batalha na Justiça, para saber quem tem o direito de ter a posse da Taça das Bolinhas. Em fevereiro do ano passado, o clube paulista recebeu o troféu da Caixa Econômica Federal, mesmo sem uma definição judicial sobre o caso. Em outubro, o Rubro-Negro venceu esta ação, que obriga a devolução do objeto.

A grande questão se dá por conta do título de 1987, conquistado pelo Flamengo. O Rubro-Negro bateu o Internacional na final do módulo verde da Copa União, que tinha os times de maior torcida, como Corinthians, Palmeiras, Santos, Vasco, Flu. No entanto, o regulamento obrigava que tivesse uma decisão contra o Sport, campeão do módulo amarelo (que possuía o vice-campeão de 86, Guarani, e o quarto colocado, América-RJ), para determinar o campeão brasileiro deste ano. A equipe da Gávea se recusou a disputar este jogo, que fez com que a CBF reconhecesse os pernambucanos como campeões.

A CBF só reconheceu que o Flamengo foi campeão de 1987 no ano passado, depois de entregar a Taça das Bolinhas para o São Paulo. Até a Fifa foi procurada para resolver o caso, mas a entidade máxima do futebol mundial preferiu não interferir e deixou a decisão para a CBF. Ficou cogitado até que o objeto fosse duplicado, mas ainda não se sabe qual a resolução final desta questão.