Topo

Diego Alves pega pênalti de Messi, Jonas marca e Valencia segura empate com o Barcelona

Jonas comemora seu gol; atacante abriu o placar contra o Barça - Juan Carlos Cárdenas/EFE
Jonas comemora seu gol; atacante abriu o placar contra o Barça Imagem: Juan Carlos Cárdenas/EFE

Do UOL, em São Paulo

01/02/2012 19h54

Nesta quarta-feira, o Valencia recebeu o Barcelona no Mestalla e empatou em 1 a 1 com a equipe catalã no jogo de ida das semifinais da Copa do Rei. O gol dos donos da casa foi marcado pelo atacante Jonas. O Barça empatou com Puyol após falha de Diego Alves, mas o goleiro brasileiro se redimiu no segundo tempo defendendo pênalti batido por Messi e garantido o empate.

LANCE POLÊMICO

  • EFE

    Durante o primeiro tempo, ao tentar cortar drible de Soldado, o goleiro Pinto, do Barcelona, pareceu tocar a bola com a mão fora da área. Os jogadores do Valencia reclamaram bastante do lance, mas o juiz mandou seguir.

Sem contar com Iniesta, machucado, Guardiola resolveu poupar Daniel Alves e Xavi, colocando os dois no banco. E o Valencia se aproveitou dos desfalques do adversário e começou melhor. Jogando sempre no campo do adversário, a equipe mandante reclamou muito de um lance aos 17 minutos do primeiro tempo. Após lançamento para Soldado, o centroavante cortou o goleiro Pinto, que pareceu desviar a bola com a mão fora da área. Mas o juiz mandou seguir.

A pressão do Valencia deu resultado aos 27 minutos, quando a equipe da casa abriu o placar. Após cruzamento rasteiro do ponta esquerda Mathieu, Jonas pegou de primeira, de pé direito, de dentro da área e abriu o placar a favor dos mandantes.

O gol rival acordou o Barça, que passou a chegar ao campo de ataque com mais frequência. E o empate veio com Puyol, de cabeça, que também havia marcado desta forma no jogo de ida das quartas de final, contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. Após cobrança de escanteio, o zagueiro aproveitou-se de saída ruim do gol do brasileiro Diego Alves e desviou para empatar.

No início do segundo tempo, Alexis Sánchez assustou a torcida do Valencia. Logo aos dois minutos, o chileno balançou as redes após receber assistência de Messi. Mas o atacante estava impedido e o gol foi anulado.

Aos 10 minutos do segundo tempo, Diego Alves se redimiu da falha no primeiro tempo. O lateral direito Miguel derrubou o meia Thiago Alcântara, do Barcelona, dentro da área. Pênalti que Messi bateu no canto esquerdo do goleiro brasileiro, que caiu do lado certo para defender a cobrança.

“Quando Messi vai bater um pênalti, você deve tentar enganá-lo. Jogando no Almería, sofri um gol de pênalti de Messi, então hoje estou contente por pará-lo”, disse o goleiro, após o jogo, em entrevista ao Canal Plus.

Como os visitantes não conseguiam chegar ao segundo gol, Guardiola resolveu colocar Daniel Alves no jogo. E a entrada do lateral brasileiro surtiu efeito. Aos 28 minutos, após tabela com Messi, o camisa 2 recebeu a bola livre e soltou a bomba. A bola explodiu na trave. Foi a melhor chance que o Barça teve para vencer a partida.

Bem postado em campo, o Valencia conseguiu segurar o empate. Agora, as duas equipes chegarão em igualdade no Camp Nou, no jogo de volta, que será disputado na próxima quarta-feira, dia 8.