Topo

Oposição acusa governo do Egito de provocar tragédia para punir rebeldia da população

Tragédia em jogo de futebol no Egito resultou em 74 mortes e 188 feridos - REUTERS/Stringer
Tragédia em jogo de futebol no Egito resultou em 74 mortes e 188 feridos Imagem: REUTERS/Stringer

Das agências internacionais, no Cairo (EGI)

02/02/2012 06h02

O partido egípcio Irmandade Muçulmana acusou o governo de ser responsável pela tragédia que resultou em 74 mortes após uma partida de futebol na cidade de Port Said. De acordo com a legenda, que tem a maioria no parlamento, o atual comando quis punir a população que se revoltou contra o ex-presidente Hosni Mubarak, deposto há um ano.

"Os eventos de Port Said foram premeditados e são um recado dos partidários do antigo regime", afirmou o deputado Essam al-Erian, em um comunicado publicado no site do Partido da Liberdade e da Justiça (PLJ), formação política da Irmandade Muçulmana.

O Egito hoje é comandado por um conselho militar desde que Mubarak caiu em um levante popular. Os militares, no entanto, são simpatizantes do ex-presidente. A Irmandande diz acreditar que eles foram negligentes em relação à segurança e permitiram a tragédia como forma de vingança pela rebeldia.

“Isso confirma que há um planejamento invisível que está por trás deste massacre injustificado. As autoridades têm sido negligentes. Tememos que alguns oficiais estejam punindo as pessoas por sua revolução e por privá-los de sua capacidade de agir como tiranos e restringindo seus privilégios", acrescentou.

Essam al-Erian declarou que a Assembleia do Povo, cuja maioria dos membros está ligada à Irmandade Muçulmana, pretende pedir ao Ministro do Interior e aos responsáveis pela segurança do estádio que "assumam plenamente suas responsabilidades".

O presidente da Assembleia do Povo, o islamista Saad al-Katatni, anunciou que a Câmara dos deputados se reunirá nesta quinta-feira para discutir sobre a tragédia que se transformou em uma das piores da história do futebol.

Nesta quarta-feira, uma briga generalizada entre torcedores dos rivais históricos Al Masry e Al Ahly resultou em 74 mortes e 188 feridos, segundo a tv estatal.

Após o apito final quando os torcedores do Al Masry, que venceu o jogo por 3 a 1, invadiram o campo para agredir os jogadores e a comissão técnica do adversário. Os vândalos começaram a jogar pedras, fogos de artifício e garrafas sobre os rivais.

OUTRAS TRAGÉDIAS NO FUTEBOL

AnoTragédia
1964Peru e Argentina se enfrentaram em Lima (PER) no Torneio Pré-Olímpico. Os visitantes ganhavam por 1 a 0, e o juiz anulou um gol legítimo do time local, revoltando os 54 mil torcedores, que passaram a atirar pedras e garrafas no campo, além de invadir o gramado. 318 morreram e mais de 1000 ficaram feridos na maior tragédia em estádios da história.
1968No clássico argentino entre River Plate e Boca Juniors, a torcida causou um incêndio ao botar fogo em uma pilha de papel. O fogo afastou os torcedores, que correram e se tumultuaram a saída. 74 morreram e cerca de 150 se feriram.
197166 pessoas morreram esmagadas em Glasgow, Escócia, no maior clássico do país, Celtics e Rangers.
1974No Cairo, capital do Egito, 49 pessoas morreram pisoteadas em um jogo com 80 mil espectadores presentes em estádio com capacidade para 40 mil.
1982Mais de 300 pessoas morreram em um corre-corre em uma escadaria com chão escorregadio pelo gelo em uma partida entre Spartak e Haarlem em Moscou, na Rússia.
1985Em Bradford, Inglaterra, 56 pessoas morreram após incêndio nas arquibancadas durante a partida entre Bradford City e Lincoln City.
1989No jogo entre Nottingham e Liverpool, pela Copa da Inglaterra, o estádio estava lotado e muita gente ficou para fora. As cerca de 5 mil pessoas forçaram a entrada, derrubaram o portão e invadiram o estádio, que ficou superlotado. Na confusão, aproximadamente 100 mortos e 200 feridos.
1991Pelo menos 40 pessoas morrerm em um corre-corre após distúrbios em uma partida amistosa em Orkney, na África do Sul.
1996Guatemala e Costa Rica duelariam pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. A capacidade do estádio era de 45 mil pessoas, mas foram vendidos 60 mil ingressos. Na confusão, muita gente ficou prensada contra o alambrado, morreram 84 pessoas e 150 ficaram feridos. O jogo acabou suspenso.
2001Em Gana, torcedores do Hearts of Oak e Kumasi Kotoko, dois times de maior rivalidade do país, se enfrentaram na arquibancada. Mais de 120 pessoas morreram e outras 90 ficaram feridas após os conflitos.
2001Mais de 40 pessoas morrem esmagadas no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, na África do Sul.
2007Ao menos 50 pessoas morreram em um atentado contra torcedores do Iraque, que festejavam uma vitória da seleção local na Copa da Ásia.