Topo

André Dias e trio argentino entram na lista de possíveis reforços do Grêmio

O zagueiro André Dias é um dos jogadores que o Grêmio se interessa para contratar - Alfredo Falcone/Associated Press
O zagueiro André Dias é um dos jogadores que o Grêmio se interessa para contratar Imagem: Alfredo Falcone/Associated Press

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/02/2012 11h07

Declaradamente no mercado atrás de reforços para o meio-campo e para a zaga, o Grêmio definiu uma série de possíveis alvos. O mais conhecido deles é André Dias, zagueiro com passagem pelo São Paulo, que atualmente defende a Lazio. Além dele, três argentinos também tem chances de serem anunciados pelo time gaúcho: Enzo Perez, do Benfica, Facundo Bertoglio, do Dinamo de Kiev, e Nicolas Spolli, do Catânia.

A ideia dos cartolas é responder a saída de Douglas até o clássico Gre-Nal, domingo. Elano, do Santos, foi oferecido, mas a direção garante que o jogador não está nos planos neste momento.

André Dias tem 33 anos e está na Lazio. O jogador tem mais um ano de contrato com o clube italiano e recebeu uma punição por dar um soco em Vam Bommel, do Milan, durante jogo da Copa da Itália. Antes disso, era titular absoluto do time.

O zagueiro teve boa passagem pelo São Paulo, no Brasil. Curiosamente, se envolveu em uma polêmica com Kleber Gladiador, de quem levou uma cotovelada em 2008, durante jogo contra o Palmeiras. Ambos trocaram farpas via imprensa e podem se encontrar no Grêmio, já que o camisa 30 está no clube do Olímpico.

Enzo Perez é meia, teve passagem pelo Estudiantes e atua no Benfica desde o ano passado. Ele tem 25 anos e custou 5,5 milhões de euros aos cofres portugueses. Porém não faz mais parte dos planos após um atraso na reapresentação do elenco.

Bertoglio também atua no meio-campo, tem somente 21 anos e em 2011 trocou o Colón pelo Dinamo de Kiev. Na Ucrânia não conseguiu se firmar e busca deixar a Europa. Já Spolli é zagueiro, defende o Catânia, tem 28 anos, 1,93 de altura e trocou o Newell's Old Boys pelo futebol italiano em 2009.

Os diretores do Grêmio só admitirão qualquer reforço quando for possível anunciar. A estratégia visa evitar que se crie expectativa sobre determinado reforço e o jogador acabar não chegando.

A meta dos cartolas é confirmar a contratação de dois meias e no mínimo um defensor experiente. Não está descartada, porém, a chance de se anunciar dois zagueiros.

Não há, entretanto, a possibilidade de nova investida em Giuliano. "Nós e o grupo de investidores que nos ajudaria chegamos ao máximo. Quando colocamos no site que estava encerrado, é porque realmente estava", disse o diretor executivo de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe.

Os jogadores gremistas voltam a trabalhar nesta sexta-feira. O Gre-Nal do primeiro turno do Gauchão acontece neste domingo, às 19h30, no estádio Olímpico. Na quinta, o Grêmio venceu o São Luiz por 1 a 0 e a principal notícia foi a venda de Douglas ao Corinthians.