Topo

"Tabelinha" critica Luxemburgo e elogia bom início de temporada do São Paulo

Derrocada do ex-treinador do Flamengo foi analisada por Juca Kfouri e Vitor Birner - Marcelo Sayão/Efe
Derrocada do ex-treinador do Flamengo foi analisada por Juca Kfouri e Vitor Birner Imagem: Marcelo Sayão/Efe

Do UOL, em São Paulo

06/02/2012 20h38

O “Tabelinha” estreou sua temporada 2012 nesta segunda-feira (6) e analisou as notícias que movimentam o esporte neste início de ano. O primeiro – e talvez mais controverso – assunto abordado foi a queda de Vanderlei Luxemburgo do Flamengo e a volta de Joel Santana ao clube.

Para Juca Kfouri e Vitor Birner, Luxemburgo perdeu o status de técnico top de linha e precisa de um novo trabalho para voltar a mostrar o talento que o consagrou. “Ele não pode ganhar mais um salário como do Muricy Ramalho ou do Abel Braga”, explicou Birner. Juca foi além e disse que Luxemburgo há muito tempo deixou de se preocupar apenas com o cargo de técnico. “Me espantou sua postura de cordeiro nos dias que antecederam sua demissão”, ironizou.

Para a dupla, Joel Santana chega à Gávea escaldado com a política rubro-negra e, diferentemente do antecessor, não baterá de frente com a diretoria. “A Patrícia (Amorim, presidente do Flamengo) já errou ao contratá-lo”, analisou Birner. “Não sei porque alguns dirigentes insistem em buscar nomes que sabem que vão dar errado”, emendou Juca.

Quem mereceu elogios dos jornalistas foi o São Paulo, atual líder do Paulistão. Juca e Birner acreditam que a diretoria acertou na reformulação do elenco e enxergam uma equipe mais aguerrida em campo. “Juvenal identificou os jogadores que faziam o time ir mal no ano passado”, disse Birner. Já do lado do Corinthians, as palavras não foram tão animadoras. Os jornalistas acreditam que o campeão brasileiro ainda não engrenou em 2012, mas tem reais chances de conquistar a Libertadores, principal objetivo da temporada.

O atacante Kleber, acusado pela esposa de tê-la agredido, e Daniel Carvalho, que se destacou no clássico contra o Santos, foram, respectivamente, os primeiros “Perna de Pau” e “Chuteira de Ouro” do ano. No “Bola de Cristal”, Juca apostou no São Paulo contra o Corinthians e no Vasco contra o Fluminense nos clássicos do fim de semana (Birner optou pelo empate nos dois confrontos). A dupla votou junta pelas vitórias de Fluminense, Vasco e Inter na estreia da fase de grupos da Libertadores.