Topo

Marcio Rezende é o primeiro brasileiro em lista de melhores árbitros do século

Márcio Rezende de Freitas é o destaque brasileiro em lista dos melhores árbitros deste século - Sergio Tomisaki/Folhapress
Márcio Rezende de Freitas é o destaque brasileiro em lista dos melhores árbitros deste século Imagem: Sergio Tomisaki/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

08/02/2012 11h06

O mineiro Marcio Rezende de Freitas é o brasileiro melhor colocado em uma lista dos grandes árbitros do século, divulgada nesta quarta-feira pela IFFHS (Federação de História e Estatística do Futebol). O ex-juiz aparece na 34ª posição da relação, encabeçada pelo alemão Markus Merk.

Neste século, Rezende de Freitas tem como momento polêmico a atuação na partida decisiva entre Corinthians e Inter no Campeonato Brasileiro de 2005, em que teria prejudicado os gaúchos com a expulsão do volante Tinga após uma dividida na área paulista com o goleiro Fábio Costa.

O Brasil tem outros representantes entre os 70 melhores do século, de acordo com avaliação da IFFHS. Carlos Eugenio Simon aparece em 39º lugar, enquanto que Sálvio Spinola é o número 44.

Entre os dez primeiros, destaque para o italiano Pierluigi Collina, que apitou a final da Copa de 2002 entre Brasil e Alemanha.

Dois nomes de arbitragens polêmicas na última Copa também estão entre os dez. O inglês Howard Webb é o 10º lugar. Ele ficou conhecido por mediar a final mais violenta da história dos Mundiais, em que, por exemplo, o holandês Nigel de Jong acertou o espanhol Xabi Alonso com uma voadora (e escapou do vermelho).

O uruguaio Jorge Larrionda é o segundo da lista. O sul-americano ficou marcado na história das Copas por não enxergar um gol legal de Lampard no duelo entre Inglaterra e Alemanha nas oitavas de final de 2010. No lance em questão, a bola disparada pelo inglês tocou no travessão e caiu dentro da armação de traves. Os alemães venceram a partida por 4 a 1.