Topo

Fla libera Alex Silva, mas Santos esbarra em comissão de agente e descarta negócio

Alex Silva não chegou a um acordo com o Flamengo e não defenderá o Santos em 2012 - Vipcomm
Alex Silva não chegou a um acordo com o Flamengo e não defenderá o Santos em 2012 Imagem: Vipcomm

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos*

14/02/2012 19h12

O Santos conseguiu convencer o Flamengo a liberar o zagueiro Alex Silva por empréstimo até o final deste ano, até então principal entrave para o acordo ser concretizado. No entanto, o presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, alega que o empresário do jogador, Luiz Taveira, impediu que o atleta vestisse a camisa santista na temporada 2012.

O dirigente santista não aceitou pagar a comissão pedida pelo agente, pois acredita que o acordo também colaboraria para que o zagueiro recuperasse seu prestigio na carreira, principalmente pelo fato de voltar a trabalhar com o técnico Muricy Ramalho, que comandou Alex Silva no São Paulo.

Além disso, Luís Álvaro alega que o empresário não aceitou retirar a ação que o atleta move na Justiça contra o Flamengo. O jogador cobra salários atrasados, direitos de imagem, luvas e parcelas do FGTS. O entrave nos tribunais também impediu a liberação do zagueiro.

“Nós acertamos com o jogador, acertamos com o Flamengo, mas faltou o atleta resolver o entrave com o Flamengo. O empresário, o Taveira, queria comissão do Santos, não aceitamos. O jogador já reduziria o salário, ele está precisando de uma chance nova na carreira, ele é jovem”, disse o presidente do Santos.

Segundo Luís Álvaro, o Flamengo aceitou liberar o jogador sem custos, e só fez uma ressalva: exigiu que o Santos não escalasse o jogador em caso de confrontos entre a equipe santista e carioca.

“O Flamengo liberou de graça, só pediu para o Santos não escalar o atleta contra eles, mas não possível fechar o negócio infelizmente”, disse.

O advogado do jogador, Régis Villas-Bôas, não comentou a suposta comissão cobrada pelo agente Luiz Taveira, mas confirmou que o atleta não quis retirar a ação que move conta o Flamengo na Justiça. O representante ainda disse que Alex Silva acusou o clube carioca de ter uma mentalidade de time pequeno. 

"O Alex tem valores a receber do Flamengo. Para nós, não faz sentido a chantagem de só permitir que ele trabalhe se tirar a ação. Espero que a presidente coloque a mão na consciência e pare de praticar essa chantagem. Se o Flamengo afirmou que pagou naquela data, faltou com a verdade. Até hoje tem valores a receber. O Alex lamenta a postura de time pequeno que o Flamengo vem tendo", afirmou Villas Bôas, em entrevista à Rádio Brasil, do Rio de Janeiro.

Com isso, o Santos entregará a lista dos 25 atletas inscritos para a Libertadores com apenas dois reforços nesta temporada: os laterais Fucile e Juan, que estão escalados para a estreia santista na competição, diante do The Strongest, nesta quarta-feira, em La Paz, na Bolívia.

*Colaborou Pedro Ivo Almeida, do Rio de Janeiro